Guarda Civil Municipal adquire novos equipamentos não letais
Os guardas civis municipais vão passar a contar com novos equipamentos não letais, como munições de elastômero e granadas de efeito moral, adquiridos pela Secretaria Municipal de Segurança. Entre os equipamentos estão 10 pistolas SPARK- atira dardos que soltam uma descarga elétrica, atingindo o sistema nervoso da vítima sem causar lesão permanente ou risco de morte.
As aquisições foram feitas após o repasse de R$ 100 mil em emendas impositivas dos vereadores Adriano Batatinha e Judite de Oliveira, que fizeram a destinação de R$ 50 mil cada para a Secretaria Municipal de Segurança. “A principal aquisição são as pistolas SPARK, uma arma não letal que dispara dardos. É importante ressaltar que os guardas civis serão devidamente treinados para o manuseio”, comentou o secretário de Segurança, Paulo Henrique da Silva Gomes.
“O intuito é ampliar as possibilidades de ação dos agentes municipais, evitando o confronto físico e até mesmo o uso do armamento letal. Os novos equipamentos trazem respaldo jurídico, pois amplia o trabalho de uso progressivo da força”, reforçou o secretário municipal de Segurança.
Vale ressaltar que equipar e modernizar a Guarda Civil Municipal fazem parte do Plano de Governo do prefeito Rodrigo Falsetti.