Política

Vereador quer divulgar lei que acaba com a exigência de renovação de laudo sobre TEA

Para Orivaldo Magalhães lei aprovada recentemente pelo governador Tarcísio de Freitas, corrige um absurdo burocrático contra a comunidade autista

Uma indicação do vereador Orivaldo Magalhães (PSDB), aprovada pela Câmara, pede à Prefeitura e aos órgãos de comunicação de Mogi Guaçu, Mogi Mirim e de toda a região, que divulguem a lei estadual 17.966/2023, promulgada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no dia 6 deste mês.
Essa lei garante que o laudo médico pericial, que atesta o TEA (Transtorno do Espectro Autista), tenha prazo de validade indeterminado. O vereador comentou que essa nova lei, proposta pelo deputado estadual Paulo Correa Júnior (DEM), corrige uma injustiça contra a comunidade autista do Estado de São Paulo já que antes dela, vários órgãos estaduais e instituições exigiam a renovação de laudo periodicamente.

Isso acabava gerando um grande desgaste aos portadores da TEA, familiares e cuidadores, além de um alto custo financeiro. Até mesmo a obtenção desse documento por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) era um procedimento custoso e demorado.

“Muitas vezes, o autista precisa desse documento para uso imediato, mas, antes, tinha que provar a síndrome por meio desses laudos. Um total absurdo”, emendou o vereador.

Agora, essa exigência deixa de existir para os autistas quando, por exemplo, forem preencher vaga de emprego, na prestação de concurso público, acesso à saúde, dentre outros. Na indicação aprovada pela Câmara, Magalhães ressalta que o autismo não é doença e, portanto, não se deve falar em cura.
“Justamente por isso, o laudo precisa ter prazo indeterminado”, completou. Por último, o vereador fez um apelo aos meios de comunicação de toda a região para que divulguem a lei estadual 17.966 para que não haja mais a recusa de laudos de TEA por parte de empresas, instituições públicas ou privadas.

Mostrar mais

MGA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Nenhum número escolhido ainda
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.