Campanha Fique Sabendo mobiliza todo o Estado na luta contra o HIV e a sífilis
Dia Mundial de Combate à Aids
Com a participação inédita dos 645 municípios paulistas, a 17ª edição da Campanha Fique Sabendo tem como objetivo reforçar a importância da testagem e prevenção na saúde pública. É importante destacar que o dia 1º de dezembro é o Dia Internacional da luta contra a Aids e da Campanha Dezembro Vermelho, que foi instituída no Brasil em 2017.
Em Mogi Guaçu, as ações de combate e prevenção contra o vírus e a doença serão realizadas nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) durante o período oficial da campanha entre 2 e 6 de dezembro no horário de atendimento normal das unidades, das 7h às 16h. No entanto, há a possibilidade de a ação ser estendia até 31 de dezembro.
A enfermeira da Vigilância em Saúde, Ana Paula Cunha, ressaltou que é de suma importância a mobilização da comunidade guaçuana, porque o quanto antes a pessoa tiver o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento. “Todas as unidades de saúde estão preparadas para realizar os testes rápidos. O cidadão deve procurar o postinho mais próximo de sua residência para fazer o teste. É rápido e sai, no máximo, em 30 minutos”, explicou.
Ela disse que também será feito um trabalho com orientações sobre prevenção e acesso à informação acerca do assunto. “Saber faz toda diferença. Permite que a pessoa diagnosticada receba tratamento precocemente e garanta maior qualidade de vida sem as consequências negativas do diagnóstico tardio”, ressaltou.
Campanha Fique Sabendo contra o HIV e a sífilis
Segunda a sexta-feira das 7h às 16h
UBS Guaçu Mirim
UBS Zona Sul
UBS Centro de Saúde
UBS Centro Oeste
UBS Zaniboni I
UBS Ypê II
UBS Zona Norte
USF Zaniboni II
USF Ypê Pinheiro
USF Fantinato
USF Chaparral
USF Martinho Prado Júnior
USF Guaçuano
USF Santa Terezinha
USF Santa Cecilia
USF Herminio Bueno
USF Eucaliptos
USF Rosa Cruz
USF Alto dos Ypês
USF Chácaras Alvorada
USF Suécia