Merenda escolar está normalizada em Mogi Guaçu com variedade e qualidade
Os estabelecimentos municipais de ensino passaram a dispor do fornecimento normalizado de carne bovina na merenda escolar. Dessa forma, o cardápio já conta com a distribuição constante de carne vermelha, carne suína e frango, além de proteínas e legumes.
A merenda escolar registrou a falta de alguns itens no início do calendário escolar devido a problemas ocorridos no processo de compra. Mesmo assim, a Secretaria de Educação fez a compra direta dos produtos em falta pontualmente, como carne bovina, suína e frango, até a conclusão do processo licitatório.
A merenda escolar distribuída nas escolas da rede pública é gerida pela própria Secretaria de Educação de Mogi Guaçu. Os investimentos aplicados asseguram o fornecimento de mais de 31 mil refeições diárias aos mais de 27 mil alunos matriculados.
Os entraves não prejudicaram a qualidade da merenda, tanto que o fornecimento de macarrão, arroz, feijão, leite, hortifrúti, proteína (ovo), bolachas e pão, entre outros, permaneceu normalizado em todas as unidades de ensino.
A licitação para a compra de carne vermelha, carne suína e frango foi concluída e estes itens já fazem parte do cardápio. O lote de feijão foi entregue na sexta-feira, dia 26, nas escolas. Leite em pó também passou a ser distribuído normalmente.
Vale lembrar que os alimentos servidos são atestados por órgãos de fiscalização. O cardápio é definido por uma equipe de nutricionistas, que assegura melhor distribuição dos nutrientes dos alimentos. Não faltam alimentos ricos em carboidratos, vitaminas, sais minerais e fibras, proteínas, açúcares, doces em geral e gorduras.
Outra prática recorrente é quanto à limpeza e higiene dos alimentos e também do ambiente onde a merenda é preparada. Em toda a rede municipal de ensino existe um órgão fiscalizador criado pela própria Secretaria de Educação, que é o “Amigos da Merenda”, formado por pais que atestam a qualidade dos alimentos, verificam o cardápio regularmente e sugerem até mesmo possíveis mudanças de serem feitas.
Todo esse trabalho tem o único objetivo de assegurar que os alunos atendidos na rede pública, independentemente do nível de aprendizado, consumam alimentos de qualidade.