Cidade

Áreas voltam a receber lixo e entulho dias depois de limpas

A comunidade precisa colaborar

Equipes responsáveis pela limpeza pública da Secretaria de Serviços Municipais (SSM) estão fazendo os serviços de remoção de lixo e entulho descartados irregularmente em áreas públicas. O trabalho é feito com frequência com o objetivo de acabar com os conhecidos bolsões identificados em diversos pontos de Mogi Guaçu.

Porém, o trabalho não tem surtido efeito, uma vez que, dias após a limpeza das áreas, lixo e entulhos voltam a ser jogados em diversos pontos do município. Para o secretário de Serviços Municipais, Benito Aiello, é preciso uma conscientização por parte da população. 

“Precisamos da colaboração da comunidade para resolver esse problema crônico. O serviço envolve custos e mão de obra e não resolve em caráter definitivo, pois em questão de dias, e às vezes até de horas, novos despejos já são feitos novamente pela população”, destacou.

Há cerca de 15 dias, a retirada de lixo e entulho foi feita em 65 áreas dos bairros Ypê V, Santa Cruz e Ypê Amarelo, na Zona Norte, ao longo da extensão das Avenidas Basílio Brugneroto, Georgina Theodoro de Oliveira, Alíbio Caveanha, Ana Ribeiro e Maria Madalena Vedovello Canato. No entanto, estes mesmos locais estão novamente cheios.

Benito Aiello comentou que existem na cidade mais de 100 pontos de descarte irregular e que todos apresentam o mesmo problema: são limpos e voltam a receber lixo e entulho. “Por isso, é fundamental que as pessoas se conscientizem sobre a necessidade de abandonar essa prática e fazer denúncias sempre que algo assim for flagrado”, ressaltou.

Nesta semana, com o intuito de intensificar ainda mais as ações da limpeza urbana, a pasta iniciou a instalação de câmeras de vigilância nos principais pontos utilizados pelos munícipes para o descarte irregular de lixo. “Temos que inibir a prática irregular e extinguir os chamados ‘lixões’ do município. É um dos principais desafios que enfrentamos nesse momento para manter as áreas públicas livres do lixo doméstico, entulho e demais resíduos jogados indevidamente”, disse.

Vale destacar que a ação é uma atitude passível de multa que pode variar de 200 a 400 Ufims (Unidade Fiscal do Munícipio), o que equivale a R$ 4,02, no dia de hoje e de acordo com a gravidade da ação cometida. A população também pode ajudar denunciando os atos irregulares pelo telefone (19) 3811.7030 ou enviando e-mail para ssm-dlp@mogiguacu.sp.gov.br.

Ação

Nas últimas semanas, a divisão de limpeza pública de recolhimento de galhos e entulhos da Secretaria de Serviços Municipais limpou 80 áreas de descarte irregular de lixo doméstico, entulho e demais resíduos jogados indevidamente em espaços públicos. Além dos 65 espaços públicos dos bairros da Zona Norte, o trabalho também foi executado em 15 pontos da Avenida José Rodrigues Neto, conhecida como Avenida das Torres, na Zona Leste. Depois do mapeamento e limpeza destas áreas, foram instaladas placas de ‘proibido jogar lixo neste local’ em cada um deles.

Mostrar mais

MGA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Nenhum número escolhido ainda
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.