Cidade

“Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher” será tema de seminário nesta segunda (29)

Centro Cultural

Texto: Clovis Vicente

O 1º Seminário da Baixa Mogiana “Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher” será realizado nesta segunda-feira, 29, das 13 horas às 17 horas, no Centro Cultural de Mogi Guaçu. Participarão do evento personalidades políticas, lideranças sindicais, profissionais de diversos setores. A iniciativa do evento é da delegada aposentada e atual secretária de Segurança de Mogi Guaçu, Judite de Oliveira. Ela conta com o apoio direto do diretor-presidente regional do Sindicato Nacional da Beleza Pró-Beleza e diretor-presidente do Sindicato Sindibeleza de Mogi Guaçu e Região, Olivano Pereira da Silva.

A ideia de do 1º Seminário da Baixa Mogiana “Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher” surgiu há cerca de um mês ´por iniciativa de Judite, que foi por mais de 20 anos titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) guaçuana. Ela estava assistindo a um programa matinal na televisão quando viu reportagem falando do Projeto Mãos Empenhadas, criado pela juíza Jaqueline Machado, do Mato Grosso do Sul. A iniciativa envolve uma espécie de treinamento e preparo dos profissionais e das profissionais de beleza no sentido de ajudar a detectar entre a clientela possíveis vítima de violência doméstica e familiar.

A secretária guaçuana achou interessante a proposta da juíza e procurou Olivano Pereira da Silva, para desenvolverem juntos uma ação com base na iniciativa de Jaqueline. O sindicalista encampou imediatamente a ideia e, em parceria com a Secretaria de Segurança e da Guarda Civil Municipal de Mogi Guaçu, idealizou a realização de um evento que abrangesse também todas as cidades da região, como Mogi Mirim, Itapira e Estiva Gerbi, entre outras.

Olivano tem desde então trabalhado para a viabilização do seminário, que será o primeiro passo para o desenvolvimento de ações permanentes no combate à violência em conjunto com as cidades da Região Baixa Mogiana e das cidades do Circuito das Águas Paulista. Segundo ele, o objetivo inicial é a diminuição da violência contra a mulher, mas o projeto visa combater em um segundo momento as violências de gênero, contra idosos, crianças, negros e outros segmentos que são vítimas de intolerância e da falta de respeito com o ser humano de uma forma geral.

A ex-delegada Judite de Oliveira, que está implantando em Mogi Guaçu a Patrulha Maria da Penha, justamente com o intuito de dar uma atenção maior aos casos de violência contra a mulher, adianta estar muito satisfeita com a repercussão e com o crescimento das ações tomadas a partir de sua inciativa. Para ela, o desempenho de Olivano Silva no apoio à causa tem sido uma surpresa muito positiva, bem como a aceitação popular do projeto. “Tudo está saindo acima de minhas expectativas e a proposta vai perfeitamente ao encontro daquilo que pretendíamos fazer em defesa da mulher”, comemora a secretária guaçuana.

No último dia 5, num encontro na sede da Ordem dos Advogados do Brasil de Mogi Guaçu foi lançada oficialmente Projeto “Mãos Empenhadas Contra a Violência Doméstica e Familiar à Mulher”, que será efetivado depois do seminário da próxima segunda-feira. Na ocasião estiveram presentes, entre outras pessoas, o presidente da OAB guaçuana, o advogado Antonio Mello Martini; a presidente da Comissão da Mulher da OAB local, a advogada Fabiana Gomes Ferminiano; o presidente da Câmara de Mogi Mirim, Manoel Palomino; a vereadora mogimiriana, Sônia Modena; o vereador de Mogi Guaçu, Luciano Firmino Vieira; e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mogi Guaçu, Marçal Georges Damião. Todos confirmaram presença no seminário do dia 29.

Mostrar mais

MGA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Nenhum número escolhido ainda
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.