Saúde

Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos passa a realizar cirurgias de artroplastia de ombro

O Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos, de Mogi Guaçu, passou a realizar na última quinta-feira, dia 9 de novembro, cirurgias de artroplastia de ombro, conhecida popularmente como implante de prótese. De acordo com a superintendência da unidade, quatro pessoas já passaram por cirurgia, com previsão de três novos procedimentos por semana. 11 pacientes concluíram avaliação e exames pré-operatórios para dar sequência à fila de atendimento. A operação, antes feita pela Santa Casa, não acontecia na rede pública local há cerca de 8 anos.

“Como essa é uma demanda antiga, estamos refazendo o processo de triagem clínica para o agendamento. Mais de 100 moradores já foram avaliados e farão exames de ultrassonografia para que seja avaliada a necessidade de cirurgia”, explicou a superintendente Kelly Cristina Camilotti Cavalheiro. Segundo ela, a fila, desde 2015, pode chegar a 500 pacientes.

O procedimento foi objeto de emenda impositiva no valor de R$ 100 mil encaminhada pelo vereador Dr. Fernandinho Marcondes. O valor se soma a emendas parlamentares dos deputados Rafa Zimbaldi e Caruso, já pagas ao município. Outra impositiva, de R$ 90 mil, destinada pelo vereador licenciado e atual secretário municipal de Saúde, Luciano Firmino Vieira, para medicamentos e cirurgias, deve reforçar o investimento.

Eletivas em andamento

No mês de outubro, o Hospital Municipal efetuou 45 cirurgias eletivas durante o primeiro mutirão realizado para a redução de filas de espera por cirurgias do Sistema Único de Saúde (SUS). Em julho de 2023, a unidade recebeu pactuação da Direção Regional de Saúde (DRS) de São João da Boa Vista, que concedeu o direito à realização dos procedimentos do Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas.

Entre as cirurgias realizadas estão perineoplastia, salpingooforectomia, incontinência urinária, ooforectomia e orquidopexia. Além delas, o hospital realizou por meio da pactuação outros 41 procedimentos, sendo três de hérnias umbilical, duas de hérnias incisional, uma de hemorroidectomia e 35 de postectomia, ou seja, 86 atendimentos cirúrgicos ao longo de todo o mês passado. É importante destacar que o HM fez ainda, no mesmo período, 405 cirurgias eletivas de outras especialidades, como, por exemplo, vascular, ortopédica, urológica, entre outras.

Mostrar mais

MGA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Nenhum número escolhido ainda
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.