Geral

Carteira de Trabalho deixará de ser emitida fisicamente em 2020

Modernidade

A Carteira de Trabalho (CTPS) deixará de ser emitida fisicamente pelo PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador), Poupatempo e Ministério do Trabalho a partir de 2020. A mudança é uma adequação a Portaria nº1.065, publicada no dia 23 de setembro de 2019, no Diário Oficial da União.

Para habilitar a Carteira de Trabalho Digital, é necessária a criação de uma conta de acesso pelo site acesso.gov.br. A partir da verificação da conta, o usuário pode baixar o aplicativo, que está disponível gratuitamente em todos os sistemas operacionais, no seu smartphone.

Para acessá-la no smartphone, basta inserir o CPF e senha cadastrados no site. A carteira digital terá a mesma validade que a física.

Os empregadores deverão se adequar ao eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), que é a plataforma onde as informações deverão ser registradas a partir de agora.

Desta forma, não é necessário deslocamento para a criação do documento e, tanto o empregador quanto o empregado, poderão checar a validade dos dados informados e ter acesso aos contratos de trabalho. Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato na central 158.

Mostrar mais

MGA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Nenhum número escolhido ainda
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.