A primeira turma com 40 GCMs (Guardas Civis Municipais) de Mogi Guaçu deram início na segunda-feira (10), ao curso de atualização profissional exigidos, anualmente, pela PF (Polícia Federal) e Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, o curso está sendo ministrado no CEGEP.
Ao todo serão 80 horas/aulas ministradas por advogados, pela secretária Municipal de Segurança Pública, delegada Judite de Oliveira. Ela explica que desse total de horas, 65% serão de atividades práticas. O comandante da GCM, Claudemir Adorno, também está participando do curso.
Ontem, por exemplo, ministrou aulas teóricas sobre técnicas operacionais e ainda abordou aspectos da Lei 13.806 (Lei de Abuso de Autoridade), que também atinge as GCM. Ao todo, cerca de 130 GCMs passarão pelo curso de atualização.
O comandante também fez questão de frisar que, graças à participação da secretária de Segurança, assim como convidados locais e outras cidades, a Prefeitura está economizando mais de R$ 130 mil. “Um curso como esse, ministrado por uma empresa particular, custa mais de R$ 1 mil por participante”, frisou.
Fonte: André Luís Paes Leme