CidadePolítica

Prefeitos e presidentes de Câmaras participam de reunião para estruturação do projeto de concessão de resíduos sólidos do CEMMIL

Prefeitos, presidentes de Câmara Municipais e representantes dos seis municípios que fazem parte do projeto de concessão do manejo dos serviços de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) do CEMMIL – FEP/CAIXA – participaram de uma reunião on-line, na quarta-feira, 29 de janeiro, para atualizações sobre os trabalhos já realizados e preparação para a fase 2, que envolve a elaboração de edital e contrato para consulta pública e aprovação legislativa.

Durante a reunião, conduzida pelo superintendente do CEMMIL, Ivair Biazotto, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor todos os estágios do trabalho e as instituições que fazem parte do projeto de concessão, que envolve a coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos das cidades de Mococa, Mogi Guaçu, Aguaí, São José do Rio Pardo, Vargem Grande do Sul e Espírito Santo do Pinhal. Juntas, elas geram cerca de 300 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia, que precisam ter destinação e tratamento corretos, conforme prevê a legislação ambiental do país.

Representantes da CAIXA, da Agência Reguladora Arsesp, do Consórcio Ecosanear e do Governo Federal também participaram da reunião com integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo das cidades. O presidente do CEMMIL, o prefeito de Mococa, Eduardo Barison, destacou a importância do projeto para a região. “Essa concessão colocará nossos municípios na vanguarda da questão ambiental e, se preciso for, faremos uma agenda de discussão cidade por cidade para tratar o tema junto às Câmaras Municipais”, afirmou.

O Consórcio Intermunicipal CEMMIL para o Desenvolvimento Sustentável foi selecionado para projeto de concessão do manejo dos serviços de RSU. O projeto é estruturado com o apoio financeiro do Governo Federal, por meio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP (FEP CAIXA) e também conta com o assessoramento da CAIXA e apoio técnico do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI da Presidência da República, Ministério das Cidades e Consultoria Técnica Especializada formada pelas empresas Fundace, Manesco Ramires Perez Azevedo Marques, Sociedade de Advogados e Encibra.

O projeto, que está sendo desenhado de acordo com a realidade dos seis munícipios, irá viabilizar a concessão pelo período de 30 anos. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no hotsite www.cemmil.com.br, na aba resíduos sólidos.

Mostrar mais

MGA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Nenhum número escolhido ainda
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.