Geral

Estação de Tratamento de Esgoto dos Ypês: conclusão da 1ª fase deve acontecer no segundo semestre de 2023

A construção da 1ª fase da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dos Ypês deve ser concluída no segundo semestre de 2023. O projeto é feito em duas etapas, para a construção do complexo que tratará o esgoto dos bairros da Zona Leste e Zona Norte de Mogi Guaçu. O trabalho é de responsabilidade do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).

O superintendente da autarquia, Mário Antonio Zaia, contou que a obra foi retomada no início desse ano, sendo já concluídas as estruturas de entrada e saída de resíduos, a instalação física da centrifugadora, a tubulação de 50 centímetros de diâmetro que será interligada ao tanque de tratamento de esgoto da 1ª fase.

“Na etapa 1, já foram executadas as obras de transferência da lagoa, a construção do laboratório químico e do primeiro tanque de tratamento por lodo ativado. E também está pronta a instalação da caixa parshall, que é um equipamento de estrutura mecânica utilizado para medir a vazão instantânea de entrada de efluentes e de onde sairá a água tratada que será despejada no rio”, disse.

De acordo com ele, a obra irá garantir 99% de esgoto doméstico tratado em Mogi Guaçu. “Trata-se da mais uma conquista importante em saneamento básico na cidade nas últimas décadas. Ao ser concluída, a ETE dos Ypês terá capacidade para tratar esgoto de uma população estimada em 100 mil habitantes principalmente, das regiões Norte e Leste de Mogi Guaçu, nas quais residem mais de 60 mil guaçuanos”, falou.

Quando a ETE dos Ypês entrar em operação, Mogi Guaçu terá capacidade de tratar 99% dos efluentes, considerando que a ETE da Avenida Brasil já trata o esgoto das regiões Leste, Oeste, Sul e central pelo novo sistema de lodo ativado, que foi inaugurado em fevereiro de 2022, permitindo, assim, desativar a lagoa de decantação construída na década de 1980.

O valor de investimento é de R$ 24 milhões, sendo obtido por meio da Caixa Econômica Federal (CEF), Orçamento Geral da União (OGU), Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa) e contrapartida do SAMAE. As obras da ETE dos Ypês foram iniciadas em 2007 e paralisadas várias vezes nos últimos 15 anos por problemas com empreiteiras.

Mostrar mais

MGA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Nenhum número escolhido ainda
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.