Nos dias 13 e 14 de junho, terça e quarta-feira, a Vigilância Epidemiológica (VE) vai realizar os serviços de nebulização costal no bairro das Chácaras Alvorada em combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. O bairro é o primeiro em número de casos positivados de dengue em Mogi Guaçu. Por conta disso, a VE tem intensificado o trabalho de fiscalização nos imóveis da região para a prevenção e diminuição do número de casos da doença.
De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela VE, o bairro soma 103 casos positivos e outros 34 exames aguardam o resultado. Logo atrás, está o bairro do Jardim Canaã com 67 casos e, em seguida, o Ypê Pinheiro, com 64. As casas das Chácaras Alvorada estão sendo previamente panfletadas para a ciência de todos os moradores sobre a nebulização.
O serviço é realizado pela empresa Única, de Aguaí, juntamente com agentes da Secretaria Municipal de Saúde e da VE para o combate ao mosquito Aedes aegypti, também transmissor de chikungunya e zika vírus.
“Nós da VE temos intensificado o nosso trabalho na luta contra o mosquito transmissor da dengue. Já foram realizadas duas visitas e um mutirão nas Chácaras Alvorada nos meses de abril e maio para a fiscalização e conscientização da população”, contou a bióloga da VE, Cristiana Monteiro Ferraz.
Combate ao Aedes aegypti
Verificar se a caixa d’água está bem tampada
Deixar as lixeiras bem fechadas
Colocar areia nos pratos de plantas
Recolher e acondicionar o lixo do quintal
Limpar as calhas
Cobrir piscinas
Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários
Limpar a bandeja externa da geladeira
Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação
Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado
Cobrir bem a cisterna
Cobrir bem todos os reservatórios de água
Prevenção das doenças e cuidados com a família
Utilize repelente
Cubra a maior parte do corpo com roupas claras quando possível
Coloque telas em janelas e portas
O mosquito possui hábitos diurnos, sobretudo, ao amanhecer e ao entardecer