Vacina antirrábica em animais de estimação é aplicada semanalmente com agendamento
Buscando prevenir a propagação da raiva, uma doença infecciosa viral aguda grave que atinge o sistema nervoso central, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promove de maneira gratuita, durante todo o ano, a vacinação antirrábica em animais de estimação. O agendamento da vacina pode ser realizado toda segunda-feira por meio dos telefones (19) 3851.7717 e (19) 99621.6467. A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos.
A aplicação da vacina, que acontece às quartas-feiras, conforme o agendamento prévio, é efetuada pela equipe técnica da Zoonoses que vai até a residência da pessoa que solicitou. A vacina é a última do esquema vacinal dos animais domésticos e pode ser dada em filhotes a partir dos cinco meses de idade.
“Conforme orientação passada da Diretoria Regional da Saúde (DRS), de São João da Boa Vista, não há mais campanha e, sim, vacinação de rotina de acordo com a demanda”, comentou a diretora da Zoonoses, Dagmar do Amaral Borges. Ela ressaltou a importância dos donos de pet procurarem a Zoonoses para a aplicação da vacina antirrábica. “A imunização serve para a prevenção e controle dessas doenças contagiosas”, afirmou.
A transmissão da raiva acontece por meio de mordidas, lambidas e arranhaduras causados por mamíferos infectados pelo vírus da raiva. Dagmar orienta que “em caso de possível exposição ao vírus rábico” a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e informar o ocorrido ao Zoonoses. “No caso de animal errante (animal de rua), o Zoonoses faz a captura para observação do mesmo em um período de até 10 dias”.
Prevenção
- Levar os animais domésticos para serem vacinados contra a raiva, anualmente
- Procurar sempre o Serviço de Saúde, no caso de agressão por animais
- Manter seu animal em observação se ele agredir alguém
- Não deixar o animal solto na rua e usar coleira/guia no cão ao sair