Semana da Saúde Mental terá quatro dias de palestras em Mogi Guaçu
A Semana da Saúde Mental de Mogi Guaçu será realizada de 26 a 29 de outubro e contará com uma programação especial de palestras voltadas para a capacitação profissional, assim como para o fortalecimento dos serviços de atendimento da população. Os encontros acontecerão na Câmara Municipal, no Morro do Ouro, das 7h45 às 11h30.
O evento, que será promovido pela Coordenação Geral de Saúde Mental, vai reunir profissionais e convidados para abordar diferentes temas relacionados com a saúde mental e de prevenção com os cuidados dos pacientes.

As palestras irão abordar temas como depressão e risco de suicídio, dependência tecnológica, psicoses e esquizofrenia, tabagismo, nutrição e saúde mental, além dos fluxos de atendimento dos serviços especializados, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps). A programação também incluirá assuntos relacionados sobre a regulação emocional e atendimento de urgência.
“A iniciativa busca promover o aprendizado, a troca de experiências e a reflexão entre os profissionais, contribuindo para o aprimoramento das práticas e a integração dos serviços que compõem a rede de saúde mental do município”, comentou a coordenadora geral da Saúde Mental de Mogi Guaçu, Lindalva Pires de Lima.
A Semana da Saúde Mental também contará com uma ação solidária. Para participar, será obrigatória a doação de um produto de limpeza, cloro ou detergente, que deverá ser entregue no dia do evento. Os itens arrecadados serão destinados para a Santa Casa de Mogi Guaçu.
Programação
Segunda-feira, 26 de outubro
Depressão e risco de suicídio
Dr. Renner Santos Borges
Fluxo de atendimento do Centro de Atenção Psicossocial – Caps II
Juliana Negrão – enfermeira coordenadora do Caps II
Fluxo de atendimento da Ambulatório de Saúde Mental
Nádia J. Ornellas – psicóloga e coordenadora da ASM
Terça-feira, 27 de outubro
Atendimento e manejo das demandas de saúde mental na Unidade de Pronto Atendimento
Maria Eugênia Pereira de Toledo – coordenadora da UPA Zona Norte
Fluxo de atendimento do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas André Campana – coordenador do Caps AD
Dependência tecnológica
Dr. Diego Zubieta Zandona
Quarta-feira, 28 de outubro
Intervenção do método ABA para regulação emocional
Anne Torrani – psicóloga
Fluxo de atendimento do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil
Melissa Nassif, enfermeira coordenadora do Caps IJ
Fluxo de atendimento do Centro de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista
Viviane Passos – enfermeira e coordenadora do Catea
Quinta-feira, 29 de outubro
Psicoses e esquizofrenia
Drª. Viviane Iunes da Silveira
Tabagismo e saúde mental: o ciclo da dependência e os caminhos para a cessação
Dr. Yuri Luiz Maglioni Emydio
Nutrição e saúde mental: a importância da alimentação
Drª. Ana Lúcia Caram



