Geral

Resgatando o Equilíbrio: Homeopatia como aliada na jornada de saúde

A homeopatia trata-se de um tipo de tratamento terapêutico que tem como objetivo a promoção da cura natural do nosso corpo.Essa é uma especialidade da medicina alternativa já reconhecida ela própria OMS, a Organização Mundial da Saúde, desde o ano de 1980.Portanto, a OMS considerada essa como um tipo de medicina complementar que ajuda a prevenir doenças, ajuda a recuperar e a promover a saúde.

Ela possui um aspecto holístico e, dessa forma, o tratamento acontece considerando o todo, e não apenas a parte doente.

Isso significa que para essa medicina, apenas se o corpo estiver em harmonia total e tratando o indivíduo de forma completa é que será possível sanar a doença.

Por isso mesmo, a homeopatia tem um grande componente preventivo, evitando assim o surgimento de doenças. Vamos entender mais sobre como a homeopatia é uma aliada na jornada de saúde!

Entendendo a homeopatia como aliada da saúde

A homeopatia tem como base principal o princípio da similitude, que base da premissa de que o semelhante cura o semelhante.A partir daí, começou a se fazer o processo da experimentação, mostrando que uma substância que causa a doença é um indivíduo saudável também pode ser o motivo da sua cura.

Quando foi desenvolvida essa terapia, fazia-se a observação das manifestações ocasionados no corpo do indivíduo saudável, para que então a mesma substância fosse receita a esse paciente posteriormente para tratá-los.Uma das maiores diferenças da homeopatia para a medicina tradicional é, então, justamente a questão do equilíbrio ou da semelhança.No caso da medicina tradicional ou alopatia, há o trabalho dos efeitos contrários, buscando a produção de medicamentos diversos que vão combater a doença em uma espécie de “contramão”.Aliás, algo que nem todos sabem é que a homeopatia já é incorporada pelo nosso SUS, desde 2006, o que garante acesso a ela através das unidades básicas de saúde à toda a população.

Os medicamentos na hemopatia

Na homeopatia, os medicamentos são sempre produzidos partindo-se de substâncias extraídas diretamente dos animais, minerais e vegetais.Elas então são diluídas ao máximo para que se tornem bem menos agressivas à nossa saúde, o que faz delas extremamente benéficas.

Esses medicamentos são prescritos então pelos médicos ao longo de todo o tratamento em doses bem pequenas, o que é uma outra característica do tratamento homeopático.

Nele, há a migração do que é mais complexo até o mais simples, diminui-se o que é exagerado e mantém-se o pouco, busca-se a unidade e não a divisão.

Veja também: Nux vomica para que serve e quais os benefícios?

A homeopatia pode tratar a saúde emocional

Engana-se quem acredita que a homeopatia só é utilizada para tratar os problemas de saúde física ou biológica.Afinal, como ela enxerga o ser humano como um todo e não dividido, entende que causas emocionais podem estar sim relacionadas com queixas clínicas.Para quem sofre de transtornos como ansiedade e depressão, por exemplo, e não sente os bons resultados somente no uso dos medicamentos tradicionais, a homeopatia pode ser uma ótima aliada.Nem sempre os medicamentos convencionais para os transtornos emocionais visam solucionar os problemas do corpo de maneira geral, focando apenas nos sintomas e não nas causas.É a partir daí que o uso da homeopatia ganha destaque para quem sofre com esses transtornos em sua vida há muito tempo.

O equilíbrio promovido pela homeopatia não é apenas para quem está doente

Ao contrário do que muitos pensam, não há a necessidade de estar doente para tornar-se um adepto dos tratamentos terapêuticos, pelo contrário.Como falamos anteriormente, a homeopatia tem um grande componente preventivo, o que significa que há como aplicá-los também para tornar a sua saúde melhor, ainda que não esteja doente naquele momento. É possível, então, prevenir possíveis enfermidades no futuro!

Existe diferença entre florais e medicamentos homeopáticos?

Sim, a maioria das pessoas ainda confunde medicamentos homeopáticos com os florais. Usar estes últimos não significa que você é adepto do tratamento homeopático.Afinal, os florais tratam-se de um tipo de terapia energética, enquanto que os medicamentos da homeopatia são criados de modo bem específico pelo processo de agitações e diluições.

Conclusão

Como você pode ver aqui, a homeopatia é um tipo de terapia que tem como objetivo gerar o equilíbrio no todo, ou seja, corpo-mente, e ser uma aliada para que as pessoas alcancem a saúde.Neste texto, mostramos a você algumas dicas importantes sobre como funciona essa terapia, como ela pode ser útil, inclusive para quem não está doente, ou seja, para quem quer se prevenir.O que achou do conteúdo de hoje sobre resgatando o equilíbrio: homeopatia como aliada na jornada de saúde?

Mostrar mais

MGA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Nenhum número escolhido ainda
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.