Formando Campeões atende mais de 500 atletas e transforma esporte em oportunidade para jovens guaçuanos
O esporte como ferramenta de formação, disciplina e oportunidade. É com essa proposta que o Formando Campeões atende cerca de 550 crianças, adolescentes e jovens em Mogi Guaçu. O projeto oferece treinamento gratuito em seis modalidades: atletismo, atletismo paralímpico, ginástica rítmica, basquete, handebol e voleibol.
O Formando Campeões é desenvolvido pelo Instituto Desportivo Guaçuano (IDG) e tem apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). O objetivo do projeto é preparar os atletas para competições, assim como contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos participantes. As atividades são realizadas no contraturno escolar e contempla um público com faixa etária entre seis e 24 anos, de acordo com a modalidade.

“Nosso objetivo é fazer com que o esporte seja uma ferramenta de formação. A criança ou o jovem entra para praticar uma modalidade, mas acaba desenvolvendo também disciplina, responsabilidade, convivência e hábitos mais saudáveis”, explicou o assessor e coordenador da SEL, Maycon Cléber Tomé.
Treinamentos
No atletismo e no atletismo paralímpico, são atendidos 50 atletas, sendo 10 pessoas com deficiência, com idade entre 12 e 24 anos. Os treinamentos acontecem no Centro Esportivo Carlos Nelson Bueno, o Furno, no Parque Cidade Nova, de segunda, quarta e sexta-feira, das 15h30 às 18h30. Também são realizadas atividades em todas as sextas-feiras, das 8h às 10h.
A ginástica rítmica é outra modalidade que apresenta grande procura. Atualmente, cerca de 200 meninas participam das atividades com idade entre seis e 16 anos. O projeto também conta com três participantes com síndrome de Down em atividades específicas da modalidade.
Os treinamentos são realizados no Ginásio Municipal José Luiz de Souza Godoy, o Velo, no Imóvel Pedregulhal; e no Centro Esportivo Amaury Caveanha, no Distrito de Martinho Prado Júnior. No momento, não há vagas disponíveis para a ginástica rítmica.
“É um trabalho que mostra como existe interesse das famílias e dos próprios jovens pelo esporte. Em algumas modalidades, a procura é tão grande que as vagas acabam rapidamente. Isso também demonstra a importância de mantermos projetos que ofereçam acesso gratuito e orientação profissional”, destacou o coordenador.
Nas modalidades coletivas – basquete, handebol e voleibol – são atendidos 300 atletas com idade entre 10 e 18 anos. No basquete, os treinamentos também acontecem no Furno, de terça e quinta-feira, das 16h às 19h.
O handebol tem suas atividades no Centro Esportivo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, o Ceresc, na Vila São Carlos, de terça e quinta-feira, das 14h às 19h, e aos sábados, das 14h às 16h.
Já o voleibol é praticado em dois centros esportivos. No Ginásio do Velo, os treinamentos acontecem às terças e quintas-feiras, das 16h30 às 19h30. E no Furno, as atividades são realizadas às quartas e sextas-feiras, das 16h30 às 19h30.
Além da preparação técnica, o projeto proporciona para os atletas a possibilidade de participar de competições regionais, estaduais e nacionais, levando o nome de Mogi Guaçu para diferentes locais. “Quando o aluno participa de uma competição, ele leva para a quadra ou para a pista tudo aquilo que aprendeu durante os treinamentos. É uma experiência importante, porque ensina a lidar com desafios, vitórias e derrotas, sempre com respeito e espírito esportivo”, comentou.
O projeto conta com patrocínio do Supermercado Pague Menos, responsável pelo apoio das modalidades de atletismo, atletismo paralímpico e ginástica rítmica; e do Supermercado Big Bom, que patrocina basquete, handebol e voleibol por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
Para quem deseja participar, basta procurar diretamente os professores responsáveis durante os horários de treinamento e verificar a possibilidade de ingresso na modalidade de interesse. “O mais importante é que a criança ou o jovem tenha vontade de praticar esporte. A partir daí, os professores conseguem orientar sobre a modalidade mais adequada, os horários e as condições para participação. O esporte pode abrir muitas portas e, principalmente, ajudar na formação de cidadãos”, conclui Maycon Cléber Tomé.



