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É de Mogi Guaçu a primeira franquia de corretores de veículos do Brasil que deve movimentar R$ 3,3 bilhões em 5 anos

Grupo BMZ conecta auto brokers a veículos por meio de uma concessionária digital, com investimento inicial de R$ 20 mil e prazo de retorno a partir de 8 meses

O Brasil tem a população que mais troca de carro no mundo. O levantamento Connected Car Insdustry Report, realizado pela Telefónica, mostra que o ciclo de vida do veículo no país é de 1,7 ano. A título de comparação, no Reino Unido e nos Estados Unidos o tempo que o motorista fica com o mesmo carro antes de comprar um novo é de 3 anos. Os números do mercado de veículos seminovos são tão expressivos que em maio, o mercado apresentou um resultado positivo de 8,6% em relação ao mês anterior. Quando comparado ao mesmo mês do ano passado, o aumento foi de 4,4%, dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). 

Com base nas informações do mercado de usados no país e observando as dificuldades, riscos e depreciações abusivas no momento de negociar um veículo, o empreendedor Márcio Leitão começou a pesquisar novas formas de diversificar os modelos de negócios do setor e criou uma metodologia inédita no segmento automotivo, a BMZ Auto Brokers, que é a primeira rede de franquias de corretores de veículos do Brasil. 

O empreendedor entrou no segmento automotivo há mais de 10 anos quando abriu seu primeiro negócio, uma empresa de limpeza de veículos. Ao conhecer mais sobre o setor, o empreendedor encontrou uma forma de diferenciação no mercado ao prestar assessoria na compra e venda de carros, com objetivo de formalizar uma negociação mais prática, justa e segura. A princípio, Márcio Leitão começou a oferecer o serviço para amigos, mas logo conseguiu clientes e percebeu que a atividade era um negócio lucrativo quando a renda obtida na venda de um carro ultrapassou a renda mensal da empresa de lavagem. Ao longo dos anos, a carteira de clientes foi aumentando e o empreendedor passou a atender pessoas de todo o território nacional. “Acredito que grande parte do processo de crescimento se deve à transparência do serviço prestado, pois a venda de carros usados e seminovos é um mercado bastante poluído”, conta o fundador e CEO do Grupo BMZ, Márcio Leitão

Comum nos Estados Unidos e na Austrália, os auto brokers atuam em todas as etapas que envolvem a compra e venda de um carro, é ele o profissional especializado e capacitado para intermediar negociações automotivas entre comprador e vendedor. “Os auto brokers se destacam tanto nos EUA que as concessionárias americanas instituíram setores especializados somente para o atendimento desses profissionais”, complementa o empreendedor.

Apoiado no crescimento do franchising no setor de serviços automotivos, que registrou um aumento de faturamento de 12,7% no primeiro trimestre, a BMZ Auto Brokers espera ter 50  franqueados até o final de 2019 e 1.200 em 5 anos. A estimativa é que até dezembro deste ano o faturamento atinja R$ 2,41 milhões e sejam negociados 51 mil veículos até 2024, movimentando um volume de R$ 3,3 bilhões. “A Fenauto divulgou que a venda de automóveis leves usados e seminovos deve crescer 7,1% este ano em relação ao ano passado. Neste primeiro trimestre já foram vendidos mais de 2 milhões”, afirma Leitão

Conectados por meio de uma concessionária digital viabilizando negociações seguras, práticas e eficientes. “Os auto brokers são preparados e treinados a partir de uma metodologia internacional para interpretar e entender as expectativas e necessidades de cada cliente, oferecendo a ele um processo seguro e rápido”, explica o gestor

Após a captação dos veículos, todos passam por um processo de vistoria e após a aprovação, são colocados na plataforma digital da BMZ, acessada por todos os franqueados. Assim que a negociação for concluída o auto broker se encarregará também de toda burocracia, como checagem de multas, débito e documentos de financiamento.

Com taxa de franquia de R$ 20 mil e capital de giro de R$ 8 mil o investimento pode chegar até R$28 mil na modalidade home, R$ 40 mil na modalidade office  e um prazo de retorno que varia de 8 a 12 meses, o trabalho conta com uma concessionária digital e, por isso, não há estoque. Ainda, os custos são baixos, visto que os franqueados não necessitam de ponto comercial na modalidade home, assim como contratar funcionários, investir em veículos que podem sofrer depreciação do capital imobilizado em estoque físico e demais custos operacionais aplicados ao modelo tradicional. “A BMZ ainda oferece benefícios exclusivos aos franqueados como, garantia de 1 ano em todos os veículos comercializados pela rede, condições diferenciadas para financiamento, parcerias com corretoras de seguros e blindadoras”, destaca Marcio Leitão

Sobre Marcio Leitão – Fundador e CEO do Grupo BMZ

Marcio Leitão iniciou sua carreira profissional em 2005, quando adquiriu uma empresa de limpeza automotiva. Na gestão do estabelecimento se relacionou com revendas e concessionárias, o que o fez identificar um negócio de grande potencial financeiro. No entanto, sem capital suficiente para investir em um estoque de automóveis, passou a oferecer um serviço diferenciado a seus amigos e clientes, prestando assessoria na compra e venda de seus carros, com objetivo de formalizar uma negociação mais prática, justa e segura para eles. Dessa forma, se tornou um consultor na compra e venda de veículos. O negócio expandiu e em 2009, Leitão decidiu inaugurar a sua concessionária especializada em veículos premium. Pouco tempo depois, Marcio se interessou pelo mercado americano de auto brokers e decidiu passar um período nos Estados Unidos para se aprofundar nesta metodologia de mercado e traze-la ao Brasil de forma inédita no modelo de franquias.

Veja como funciona o negócio:

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