Cidade

Distribuição de frango e peixe na merenda escolar é normalizada nas escolas e creches do município

O problema registrado no início da semana foi solucionado com a entrega destes itens da merenda escolar em Mogi Guaçu

A falta de frango e peixe no cardápio da merenda escolar em Mogi Guaçu foi solucionada com a compra emergencial destes dois itens nesta semana. Os produtos foram entregues pela empresa contratada pela Prefeitura na Secretaria de Educação e, nesta sexta-feira, integrou o cardápio da maioria dos estabelecimentos municipais de ensino.

O problema ocorreu devido a entraves na licitação, por causa de critérios rigorosos adotados pelo Município para a compra de itens da merenda escolar. O processo para a aquisição de frango por pelo menos um ano deve ser concluído na próxima semana, o que garante, portanto, o abastecimento das escolas.

Peixe é outro item que está com contrato concluso. Nesta semana, emergencialmente foram adquiridos 1.700 kg de frango e 1.300 kg de peixe. A expectativa da Secretaria de Educação é que não falte estes itens aos mais de 27 mil alunos matriculados. Por dia, Mogi Guaçu entrega mais de 31 mil refeições.

O problema foi denunciado pelos vereadores de oposição ao prefeito Walter Caveanha. Mas, ao mesmo tempo em que os fatos foram levados para as redes sociais, a Secretaria de Educação agiu com celeridade para repor itens como frango e peixe. Nos próximos dias deve ser encerrado também a licitação da salsicha. O processo de compra da carne estima-se que deve demorar entre 30 e 40 dias.

A Prefeitura de Mogi Guaçu se pronunciou por meio de uma nota, salientando que “qualidade sempre foi um ponto essencial na merenda escolar fornecida pela Prefeitura de Mogi Guaçu, desde 2013”. “Em 2019, a Administração não mediu esforços para continuar oferecendo qualidade. Não se nega, entretanto, que alguns itens colocados à mesa para os estudantes enfrentaram problemas pontuais no processo licitatório”, menciona a nota.

“Estes entraves não prejudicaram e não prejudicarão a qualidade da merenda, tanto que o fornecimento de macarrão, arroz, feijão, leite, hortifrúti, proteína (ovo), bolachas e pão, entre outros, está normalizado em todas as unidades de ensino. Nesta sexta-feira, dia 22, as escolas e creches receberam peixes para o incremento do cardápio, assim como o frango. Salsicha é outro item que, em pouco mais de uma semana, estará à disposição”, informa.

A falta de carne vermelha não será um entrave, porque escolas e creches estão autorizadas a repor estas proteínas com outros itens. “Vale lembrar que os alimentos servidos são atestados por órgãos de fiscalização. O cardápio é definido por uma equipe de nutricionistas, que assegura melhor distribuição dos nutrientes dos alimentos. Não faltam alimentos ricos em carboidratos, vitaminas, sais minerais e fibras, proteínas, açúcares, doces em geral e gorduras”, menciona a nota da Prefeitura.

“Outra prática recorrente é quanto à limpeza e higiene dos alimentos e também do ambiente onde a merenda é preparada. Em toda a rede municipal de ensino existe um órgão fiscalizador criado pela própria Secretaria de Educação, que é o “Amigos da Merenda”, formado por pais que atestam a qualidade dos alimentos, verificam o cardápio regularmente e sugerem até mesmo possíveis mudanças de serem feitas”.

“Outros itens não ficam de fora do cardápio, como sucos, iogurtes, frutas e lanches, mas sempre na observância de cada faixa etária. Por exemplo, nos berçários, os alimentos diferem dos que são entregues nas escolas. Todo esse trabalho tem o único objetivo de assegurar que os alunos atendidos na rede pública, independentemente do nível de aprendizado, consumam alimentos de qualidade”, pontua a nota.

LIMPEZA
Também foi confirmada a falta de itens de limpeza na Secretaria de Educação, o que levou algumas escolas a ficarem sem produtos como detergente, papel higiênico e álcool. A Secretaria de Educação também confirmou que a compra de produtos para abastecer todas as unidades escolares foi concluída. Estes itens deverão chegar nas unidades de ensino de Mogi Guaçu na próxima semana.

FOTOS
Nesta quinta-feira, dia 21, foram entregues carregamentos de peixe e de frango na Secretaria de Educação de Mogi Guaçu, que em seguida remeteu estes itens para as unidades escolares

Prato de merenda escolar com peixe como mistura foi fotografado nesta sexta-feira pela Secretaria de

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios