Cuidados com a voz em tempos de uso constante de máscaras
Fonoaudióloga Thais Carvalho dá dicas de como cuidar das cordas vocais
A máscara se tornou um item obrigatório e, diante disso, passamos a observar que tendemos a falar mais alto quando fazemos o uso dela. A fonoaudióloga especialista em voz Thais Carvalho explica que o acessório se tornou uma barreira para a comunicação. “A máscara abafa o som e o deixa mais baixo, o que nos faz compensar essa sensação, aumentando o volume da nossa voz”, esclarece.
A fonoaudióloga comenta que outra consequência também bastante comentada pelos usuários das máscaras foi uma maior dificuldade em compreender o que é dito. “Há uma sensação de ‘perda de audição’ e isso acontece porque, quando conversamos, temos o hábito de observar os lábios e expressões faciais do interlocutor, o que contribui muito na comunicação. Com o uso da máscara perdemos essas ‘pistas visuais’”, esclarece.
A máscara também aumenta a dificuldade para respirar e pode causar mais cansaço durante a fala, principalmente em pacientes que apresentam quadros de rinite e sinusite. Por isso, é necessário ter alguns cuidados ao conversar usando máscara.
Então, se falar mais alto na tentativa de melhorar a compreensão é uma reação comum, que cuidados devemos tomar diante disso? Ao perceber que estamos apresentando um maior esforço vocal para falar, podemos usar algumas estratégias práticas:
- Falar um pouco mais devagar,
- Fazer mais pausas para respirar;
- Articular mais;
- Tentar não mudar o tom natural da voz;
- Diminuir a tensão na região do pescoço.
Além disso, a profissional aconselha também a ingestão de água bem distribuída ao longo do dia, uma alimentação equilibrada, somada a uma boa rotina de sono e atividades físicas regulares. Lembrando da importância de evitar o tabagismo e bebidas alcoólicas. E, se mesmo com esses cuidados for observado desconforto ao falar e mudanças na qualidade vocal por mais de 15 dias, o ideal é procurar um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista para uma avaliação.
SOBRE A PROFISSIONAL
A fonoaudióloga especialista em voz atua na área há mais de 15 anos e é sócia e coordenadora de um dos mais completos serviços de diagnósticos e reabilitação da região de Campinas. Os atendimentos são realizados na Clínica Crescere, que desde sua criação em 1996 sempre foi referência na cidade de Mogi Guaçu e região.
No local acontecem as avaliações e acompanhamentos pré e pós operatórios de cirurgias de Tireoplastias (“cirurgias para mudanças de voz”- procurado por pacientes de todo o país, pelo teleatendimento), dentre outras atuações clínicas.
O serviço conta com uma equipe de fonoaudiólogos altamente especializados em diversos exames diagnósticos e reabilitação, além de possuírem um Centro de Implante Coclear e outro de Tontura e Equilíbrio.
Mídias Sociais da Thais Carvalho
Instagram: thaiscarvalhofono
Facebook: Thais Carvalho Fonoaudiologia