Cotidiano

14ª Conferência Municipal de Assistência Social discute propostas e metas para o município

Nesta terça-feira, dia 18 de julho, está sendo realizada a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Mogi Guaçu. Ao longo do dia, estão sendo debatidas 20 propostas para os próximos anos dentro de cinco eixos pré-determinados na área da assistência social, sendo 10 para o município, cinco para o Estado de São Paulo e outras cinco para o Governo Federal. A reunião acontece no Salão Paroquial Nossa Senhora do Rosário, na Capela, e tem como anfitriã a secretária de Assistência Social, Leila Maria Ramos.

Além disso, serão eleitos na reunião oito delegados, os quais vão levar estas propostas e projetos para a Conferência Estadual, prevista para ser realizada nos dias 3, 4 e 5 de outubro. Mogi Guaçu faz parte da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social Mogiana (DRADS), que supervisiona e auxilia os programas e ações da região mogiana. A Conferência deste ano tem como tema nacional: “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

As propostas são discutidas dentro dos eixos: financiamento da assistência social no município, estado e união; controle social, monitoramento e as avaliações constantes realizadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social e Setor de Vigilância socioassistencial de Mogi Guaçu e os usuários dos serviços, em vista ao controle dos recursos investidos e a qualidade dos serviços concedidos, a articulação para estruturar os trabalhos ofertados pela Assistência Social que necessitam de parceria entre Secretarias; serviços, projetos e programas cedidos pela Pasta, buscando melhorar sua qualidade; e os benefícios de transferência de renda, como o Cadastro Único e o Bolsa Família.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Silvana Moura, explicou que serão debatidas inúmeras propostas e ideias para o município, porém elas passarão por uma plenária que vão eleger as melhores delas para seguirem para a Conferência Estadual. “Vamos separar os participantes em cinco grupos para discutir as propostas. Saindo as propostas do grupo, vamos realizar às 16h uma plenária, no qual serão votadas as 10 prioritárias que vão seguir para a Conferência Estadual”, afirmou.

A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social é organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social. “Sou assistente social, faço parte da Secretaria de Assistência. Todos os CRAS, sejam eles Norte, Sul ou Leste são as portas de entrada da nossa população carente ou daquela que precisar. Estamos lá para ouvir a população. Nós temos as escutas individuais e coletivas. Procuramos sempre trabalhar em conjunto, discutir juntos os casos e propor soluções”, afirmou a representante do CRAS Sul, Ângela Maria Filomeno.

A conferência recebeu cerca de 200 pessoas e representantes da sociedade civil, do Poder Executivo, Legislativo, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Mostrar mais

MGA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Nenhum número escolhido ainda
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.