Geral

É possível economizar na conta de luz sem abrir mão do conforto

Escolher o aparelho de ar condicionado ideal para sua casa, desligar os aparelhos da tomada, e outros pequenos hábitos podem te ajudar nessa missão

Existem diversas formas de economizar no dia a dia e ainda assim garantir uma rotina confortável. Uma maneira de reduzir custos é entender melhor sobre a conta de luz e procurar maneiras de torná-la mais barata.

Além de todos os aumentos recentes nas tarifas de energia, a verdade é que o desperdício ainda é o maior vilão da conta de luz. Porém, com algumas substituições e outras dicas simples, a economia de energia pode se reverter em reais sobrando no seu bolso.

De acordo com pesquisa do Ibope, 83% dos brasileiros consideram as tarifas cobradas na conta de luz caras ou muito caras. Segundo analistas, ela é alta porque há muitos encargos e tributos cobrados do setor de energia.

Confira algumas formas de economizar energia com pequenas atitudes:

Lâmpadas

Comece trocando as lâmpadas de todos os cômodos da casa por modelos mais eficientes. Lâmpadas incandescentes, por exemplo, esquentam muito e, consequentemente, consomem muita energia. Uma boa opção são as lâmpadas de LED, que são muito mais econômicas que as suas concorrentes e apesar do custo elevado na primeira compra, elas duram mais tempo e diminuem o valor da conta no fim do mês.

Outra boa ideia é aproveitar a luz natural que entra em sua casa durante o dia para evitar ligar as luzes. Quanto mais claro, menos energia elétrica será utilizada. Mudar a mesa do escritório para perto da janela pode te ajudar nisso. Além da economia, pode fazer bem para sua mente também trabalhar em um lugar com luz natural. Experimente.

Máquina de lavar

Outra atitude importante na hora de economizar energia elétrica é se programar para ligar a máquina de lavar roupas no máximo uma vez por semana. Caso esse já seja um hábito seu, espace ainda mais o intervalo entre uma lavagem e outra. Acumule para utilizar apenas quando necessário.

 

Ar condicionado

Um grande vilão de conta de luz é o aparelho de ar condicionado. No calor extremo, ele é inevitável e muito importante para o bem-estar, por isso abrir mão de um pode não ser a solução perfeita para todos. Alguns passos podem ajudar a economizar e ter o conforto de ter um ar condicionado em casa.

Quando for dormir, por exemplo, programe a função Sleep.  Ela controla automaticamente a temperatura de acordo com o ritmo do corpo. Reduzindo, assim, o gasto de energia e garantindo conforto térmico.

Cuidados na hora de instalar também são essenciais. Uma má instalação pode gerar um aumento de consumo de 20% de energia, além de reduzir a vida útil do equipamento.

Além disso, é muito importante escolher o modelo ideal de ar condicionado. Existem modelos que apresentam um índice melhor de eficiência energética. Esses são ideais para quem precisa economizar. Uma breve pesquisa na internet pode te ajudar nessa missão.

Pequenos hábitos

O melhor conselho para economizar na conta de luz é o bom e velho “apague essa lâmpada”. Porém, hábitos diários devem ser modificados como, por exemplo, tomar banhos rápidos, não colocar alimentos quentes na geladeira e não estender roupas atrás dela, desligar a televisão na hora de dormir e tirar todos os aparelhos sem uso da tomada. Adote essas manias e veja o resultado ao fim de cada mês.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios