Geral

SAMU recebe capacitação sobre atendimento de vítima em local de difícil acesso

O núcleo de Educação do Samu Regional da Baixa Mogiana, receberam nestas terça-feira (26/03) e Quarta-feira (27/03) treinamentos com as equipes de ''suporte básico e avançado de vida'' sobre o tema ''atendimento em locais de difícil acesso”. A capacitação foi realizada pelos próprios instrutores da instituição SAMU.

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas do Samu, atuaram em locais que simulavam um acidente de duas vitimas que caíram sobre uma ”ribanceira” íngreme de aproximadamente 20 metros, próxima a linha férrea do bairro Parque dos Eucaliptos (Mogi Guaçu).

O enfermeiro Souza, integrante da equipe e também colaborador do GRAU ( Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências) afirmou que o objetivo da capacitação é integrar com as equipes do Samu e transformá-las em um mesmo time.

“Em grande parte das ocorrências, Samu e Bombeiros atuam no mesmo ambiente. Se tivermos conhecimento do que precisa ser feito para facilitar o trabalho do colega, o tempo de resposta será menor e o atendimento mais efetivo”, afirmou o enfermeiro.

Ao simularem a vitima caída sobre a mata do talude da linha férrea, as equipes do Samu tiveram que encontrar as vitimas que estavam caídas necessitando de socorro. A ação propiciou a revitalização do conhecimento em salvamento em altura, montagem de estabelecimento e sistemas de redução de força.

“O treinamento possibilitou que enfrentássemos algumas situações extremamente adversas, porém as quais estamos sujeitos”, destacou o coordenador de Enfermagem do SAMU, Machado.

Entre os temas abordados na capacitação, estavam avaliação do local onde estava a vítima, a comunicação e as técnicas de ergometria. “Aproveitamos para avaliar e reforçar as técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH)”, completou Fabiano, enfermeiro do núcleo de Educação e Urgência .

O Samu baixa Mogiana atendem quatro cidades da região, sendo elas, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira e Estiva Gerbi.

Veja galeria de imagens do treinamento:

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios