Programa de Castração Animal: 139 procedimentos são realizados no bairro das Chácaras Alvorada
No último domingo, dia 25 de junho, por meio do Programa de Castração Animal da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, foram efetuadas 139 castrações entre cães e gatos (machos e fêmeas) no castramóvel que ficou instalado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª. Claudina de Oliveira Ramos, nas Chácaras Alvorada. O trabalho foi realizado pelo castramóvel da clínica contratada pela Prefeitura.
Toda a ação contou com a fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) que atestou que todo o material, equipamentos, listagens, atendimento e demais exigências estabelecidas por lei estavam dentro da normalidade. “Esse trabalho é sério e permanente para o controle de natalidade, para não haver tantos animais na rua ou nascimento de crias não desejadas, assim contribuíamos com a diminuição de casos de maus-tratos e abandono”, comentou o secretário de Bem-Estar, Claudinei da Silveira Rodrigues, o Nei.
Neste ano, até o momento, foram realizadas quase 1.500 castrações entre cachorros e gatos, machos e fêmeas. Para a próxima ação, serão disponibilizadas vagas apenas para cães machos e gatos machos e fêmeas. As vagas para as cadelas se encerraram nesse contrato por conta da demanda. A data e o local da próxima ação ainda não foram definidos, mas a previsão é de que ela aconteça no próximo mês.
Vale lembrar que o atual contrato prevê duas mil castrações e as inscrições para o Programa de Castração Animal podem ser feitas diretamente na sede da Secretaria de Bem-Estar, localizada à Rua Afonso Pessine, nº 36, no Imóvel Pedregulhal, ou pelo telefone: (19) 3851.7660. O horário de atendimento é das 8h às 16 horas, de segunda a sexta-feira.
“Recebemos a autorização do prefeito Rodrigo Falsetti para realizarmos novo processo licitatório de mais 1.400 castrações, além de uma emenda estadual de mais 600, totalizando mais 2.000 procedimentos, sendo 900 delas direcionadas para as cadelas. Vamos viabilizar esses novos atendimentos para os próximos meses”, completou o secretário do Bem-Estar Animal.