.
Cidade

Prefeitura mantém calendário de coleta de galhos e entulhos

O objetivo é retirar todo tipo de material que possa obstruir a passagem de água da chuva, entupindo galerias e causando alagamentos como os registrados no Santa Terezinha nesta segunda-feira, dia 9

A SSM (Secretaria de Serviços Municipais) mantém um calendário de coleta de galhos e entulhos. Nesta terça-feira, dia 10, a Prefeitura de Mogi Guaçu iniciou um plano emergencial de limpeza no Santa Terezinha I e II.

O objetivo é retirar todo tipo de material que possa obstruir a passagem de água da chuva, entupindo galerias e causando alagamentos como os registrados no Santa Terezinha nesta segunda-feira, dia 9.

Nesta terça-feira, a SOV (Secretaria de Obras e Viação) iniciou a desobstrução das bocas de lobo. Os alagamentos se devem a dois problemas. O primeiro deles é referente ao acúmulo de entulho e material que é recolhido pela SSM.

O cronograma de recolhimento de galhos e entulhos está sendo seguido à risca. O que ocorre é que algumas pessoas insistem em deixar lixo e outros tipos de materiais (sofá, pedaços de madeira) em locais públicos e até em terrenos baldios foram do período de recolhimento.

Diariamente, dezenas de reclamações chegam à SSM sobre o depósito irregular de entulho, galhos de árvores, sobras de materiais de construção e, inclusive, lixo doméstico. O depósito de entulho, das sobras de materiais de construção, de galhos e tudo o que não for lixo do dia-a-dia é de responsabilidade de cada morador.

A Prefeitura é responsável pela fiscalização, pela limpeza das ruas e pela coleta do lixo doméstico. Por isso, algumas orientações são necessárias:

• Não guarde areia, saibro, pedra, e outros materiais sobre a calçada ou na rua. Isto pode provocar o entupimento das galerias e é passível de multa.

• Separe o entulho dos galhos e as sobras de limpeza de jardins. Não deposite esses materiais atrás de cestos de lixo, árvores, caçambas e outros, pois dificulta a remoção, deixe com no mínimo 40 cm de distância do muro. A Prefeitura se reserva o direito de não coletar o material que não for depositado conforme estas orientações.

• Se você não pode aguardar a data do calendário, contrate empresas especializadas em coleta de entulho. É mais barato que a multa.

• Evite ser multado. Mantenha seu imóvel limpo de matos e outros tipos de detritos, não jogando em boca de lobo, terrenos, áreas verdes e muito menos no rio Mogi Guaçu.

Acesse o calendário de coleta de galhos e de entulhos da SSM: http://www.mogiguacu.sp.gov.br/sistema/file/doc_banners/Calendario_Coleta_2019_2020_web.pdf

O segundo ponto determinante para a ocorrência de alagamentos é a baixa vazão das galerias de água pluvial. É por esse motivo que a Prefeitura obteve autorização da Câmara Municipal para a contratação de empréstimo para a realização de obras que devem acabar de vez com esse problema. O projeto está concluso na Secretaria de Obras e Viação e agora aguarda autorização e liberação do recurso por parte do Banco do Brasil. O Município, enquanto isso, está adotando medidas emergenciais para amenizar a situação.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios