.
CidadeEducaçãoGeralSaúde

COVID 19: Cidade tem um caso confirmado, morte suspeita de idosa deu negativo, comércio segue fechado

Confira mais algumas medidas tomadas pelo poder público em relação ao enfrentamento da crise do vírus chinês

A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta quinta-feira (02), que o caso divulgado na noite de domingo (29), como sendo a primeira morte suspeita do novo coronavírus, vírus chinês (COVID-19) – uma idosa de 80 anos, internada pela família na mesma data –, testou negativo.

De acordo com boletim divulgado nesta quinta-feira (02), Mogi Guaçu possui dois óbitos suspeitos, que aguardam resultado de exame. No total, a cidade possui 40 notificações, com 32 pacientes suspeitos, 1 caso positivo, sete negativos e 10 pacientes internados, sendo três em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).


HM e UPA terão 100 leitos para atender pacientes com coronavírus

O Hospital Municipal “Dr. Tabajara Ramos” e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Santa Marta contarão com 100 leitos para atendimento de casos relacionados ao coronavírus.

A informação é da secretária municipal de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho. O HM será usado apenas para atendimento do COVID-19. Pacientes internados na clínica médica serão transferidos para a Santa Casa.

O Centro Cirúrgico está sendo transformado em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Serão 15 leitos de UTI, para atendimento de casos de maior complexidade.

O segundo andar do HM já começou a ser preparado para a abertura de novos leitos. Está na proposta a criação de mais 50 vagas, incluindo a utilização do espaço da UPA do Santa Marta. O prédio situado na região dos Ypês já recebeu pintura e outros preparativos necessários para voltar a funcionar.

A secretária de Saúde explicou que muitas das rotinas de atendimento foram suspensas por causa do COVID-19, como cirurgias eletivas, consultas no CEM (Centro de Especialidades Médicas) e atendimento de casos leves nas unidades básicas de saúde e da saúde da família.

A orientação é que as pessoas se dirijam a estas UBSs e USFs em casos de necessidade. Gripes leves devem ser tratadas em casa. Ao se dirigir para uma unidade de saúde, havendo a necessidade, o paciente pode ser direcionado para atendimento no Hospital Municipal.

A Santa Casa terá uma ala preparada para atender crianças, adolescentes e gestantes com suspeita de coronavírus, mas vai manter atendimento de outras complexidades, como infartados, acidentados, entre outros.

EQUIPAMENTOS

A abertura de leitos está desencadeando uma série de investimentos para a compra de equipamentos. A falta de camas hospitalares levou a Secretaria de Saúde a encomendar camas adaptadas.

Além disso, estão sendo adquiridos mesa auxiliar, rampa, escada, mesa, separador de leitos, materiais plásticos e pedestal, dentre outros equipamentos necessários. Por causa da abertura da UPA, alguns desses itens estavam guardados.

RESPIRADORES

Somando os três hospitais da cidade, Mogi Guaçu conta com 32 respiradores. A Secretaria de Saúde estava alugando 10 e o Hospital São Francisco outros 10 equipamentos, mas o Ministério da Saúde confiscou os aparelhos de empresas fornecedoras, o que pode atrapalhar a chegada destes respiradores até a cidade.

A proposta da Secretaria de Saúde é contar com pelo menos 50 respiradores em um primeiro momento. Outro ponto destacado pela secretária é a contratação de mão de obra para atuar na linha de frente de atendimento dos casos de coronavírus.


SSM higienizará hospitais e locais com grande fluxo de pessoas na sexta-feira, 3

A SSM (Secretaria de Serviços Municipais), com apoio da CGM (Guarda Civil Municipal) e da SAAMA (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente), estará realizando nesta sexta-feira, dia 3, higienização em torno dos hospitais e pontos onde ocorre grande fluxo de pessoas.

Estão sendo utilizados no processo caminhões pipa com capacidade para 5 mil litros de água com cloro, que estão sendo fornecidos pelo SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto).

O trabalho de higienização tem sido feito para evitar a propagação do novo coronavírus. Serão higienizados o Hospital São Francisco, Santa Casa, AME (Ambulatório Médico de Especialidades), Hospital Municipal “Doutor Tabajara Ramos”, a sede da Secretaria de Saúde, rodoviária e terminal de ônibus. Desde a segunda-feira, dia 30 de março, o serviço tem acontecido regularmente, higienizando vários pontos da cidade onde existem um grande tráfego de pessoas ou maior risco de contaminação.


Secretaria de Educação antecipa recesso e férias

A Secretaria de Educação do Município, em respeito aos decretos estadual e municipal de calamidade pública e da necessidade da diminuição da circulação e de aglomeração, decidiu antecipar os recessos de abril e outubro e as férias de julho para o período de 23 de março a 15 de abril.

O recesso e as férias também abrangem os profissionais que atuam na educação. Caso a orientação de isolamento social permaneça, a Secretaria de Educação irá disponibilizar, em meio virtual, orientações para interações com alunos da Educação Infantil, estudos e atividades pedagógicas para o Ensino Fundamental, para que os alunos não sofram prejuízos na carga horária obrigatória anual.

Avaliações e outras medidas de recuperação serão realizadas apenas quando as aulas retornarem.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios