Centros Esportivos: Zeladoria contempla as 15 praças da cidade e a Areninha do Ypê II; cronograma continua em setembro
A Prefeitura de Mogi Guaçu continua investindo na manutenção, zeladoria e revitalização das áreas públicas do município. A programação contempla os 15 Centros Esportivos da cidade, além da Areninha Esportiva do Jardim Ypê II, com o objetivo de modernizar a infraestrutura e oferecer espaços cada vez mais adequados para a prática de atividades físicas e esportivas.
Entre as próximas ações estão a pintura e a troca da iluminação da quadra do Centro Esportivo Alcides Macena Maria, o Pelezão, no Jardim Ypê II, assim como a pintura da Areninha Esportiva do mesmo bairro. Os serviços estão previstos para o mês de setembro.

Em 2026, a programação prevê ainda melhorias em quadras, piscinas, vestiários, sanitários, arquibancadas e acessos, com serviços realizados tanto pelas equipes da Administração Municipal quanto por empresas contratadas por meio de processos de licitação.
Manutenção
No Centro Esportivo Waldemar Ferrari, estão previstas a pintura da quadra e a instalação de um playground. Também está em andamento o processo de contratação de empresa para executar a reforma da piscina do local. Já a pintura dos vestiários será executada por equipe da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).
Outro espaço que receberá investimentos será o Estádio Municipal Alexandre Augusto Camacho, no Imóvel Pedregulhal. A Prefeitura já trabalha na contratação de uma empresa para concluir as obras dos sanitários e das arquibancadas. No momento, está em processo para abertura de licitação.
No Centro Esportivo Vereador José Américo Caveanha, o Cerep, na Vila Paraíso, a previsão é de reforma da quadra por meio do Programa Bairro Paulista. O projeto também contempla a revitalização da entrada e do acesso para a quadra, com a implantação de melhorias voltadas para a acessibilidade.
“Os serviços que dependem de contratação seguem os trâmites administrativos necessários, incluindo os processos de licitação e contratação de empresas especializadas”, explicou o secretário-adjunto de Esporte e Lazer, Paulo Cesar Moreira, o Paulinho.
Para 2027, estão previstas novas etapas de melhorias em outras três áreas esportivas do município, incluindo a Praça Luís Mesquita Fialho, a Praça da Juventude, no Jardim Vitória; no Ginásio Poliesportivo Jornalista Ari Marchiori, na Vila Paraíso; e do Estádio Municipal Alexandre Augusto Camacho, no Imóvel Pedregulhal.
Serviços
Dentro desse cronograma, o Centro Esportivo Carlos Nelson Bueno, o Furno, no Parque Cidade Nova, foi o primeiro a receber uma reforma completa em junho deste ano. O serviço incluiu a substituição de vasos sanitários e pias, instalação de nova iluminação, colocação de pedras de granito e implantação de um fraldário, proporcionando mais conforto e acessibilidade para os usuários.
Outro espaço que já conta com nova revitalização é o Centro Esportivo Juscelino Kubistchek de Oliveira, o Ceresc, na Vila São Carlos, que completa 50 anos de fundação nesta quarta-feira, 26 de agosto. Um dos principais destaques foi a reforma total das canchas de bocha, que receberam piso emborrachado profissional, novos carpetes, placares eletrônicos, pintura, iluminação moderna e novos jogos de bolas.
A quadra externa do Ceresc também recebeu nova pintura, substituição da tabela de basquete por um modelo em acrílico e troca da iluminação convencional por novas luminárias de LED. E como complemento está prevista a instalação de um redão de proteção para maior segurança dos frequentadores.
E no Centro Esportivo Antonio Campano, no Jardim Bela Vista, os vestiários do campo de futebol passaram por revitalização, que ganharam nova pintura.



