Esportes

Adolescente guaçuano é campeão do Aberto de Xadrez Clássico de Mogi Guaçu

Com cinco vitórias e um empate, o enxadrista Gabriel Duque Ferreira, 17, foi o campeão geral do 1º Aberto de Xadrez Clássico de Mogi Guaçu. A competição aconteceu entre os dias 29 de abril e 1º de maio, no Shopping Boulevard, no Centro.  O jovem treina há dois anos nas escolinhas de xadrez e de dama da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL).  Além disso, o guaçuano também se dedica aos estudos e a prática do Kung-Fu.

Outros destaques guaçuanos foram Izadora Fernanda Silva, 7 anos, que conquistou o vice-campeonato da categoria feminino e Diogo Martin Chagas, campeão pela categoria sub-21 e 4º colocado na competição geral.

Também foram medalhistas os guaçuanos Pedro Vaz e Luiz Fernando Silva, respectivamente, campeão e vice-campeão pela categoria sub-14; Heitor Caetano (campeão) e Emilly Vitória Silva (vice-campeã) da sub-18; Ramés Freitas, vice-campeão da categoria veterano e, ainda, Ícaro Rilho (absoluto), João Silveira (sub-21) e Carine Costa Batista (feminino) na terceira colocação de suas categorias.

O evento promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer contou com 37 participantes das cidades de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira, Rio Claro, São João da Boa Vista, São Bernardo do Campo, São Paulo e Machado (MG). O xadrez clássico é a disputa mais avançada da modalidade e cada partida pode durar até três horas.

O técnico da equipe de xadrez de Mogi Guaçu, Wendell Assis, contou que o Aberto de Xadrez Clássico serviu de treino para os atletas guaçuanos disputarem outros eventos de alto nível e para estimular a prática da modalidade. “Todos os participantes jogaram seis partidas no ritmo clássico, que é o estilo de tempo em que a modalidade tem o nível de jogo mais elevado, pois, cada enxadrista tem em média três minutos para analisar e realizar a jogada”, contou.

Durante o evento, os competidores David Caixeta Bornelli, João Francisco dos Santos e Odinovaldo Aparecido Sebastião Bueno foram homenageados, sendo os dois primeiros como atletas e o último como técnico. Eles foram campeões por Mogi Guaçu nos Jogos Regionais da Zona Leste do Estado de São Paulo, em 1981, sendo um marco e uma conquista histórica para a cidade.

A próxima competição da equipe Mogi Guaçu será pela 3ª Etapa do Circuito Guaçuano de Xadrez Relâmpago. O evento acontece no sábado, 14 de maio, no centro esportivo Juscelino Kubitschek de Oliveira (Ceresc), às 14h30.

Mostrar mais

MGA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Nenhum número escolhido ainda
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.