Categorias: CidadeSaúde

Dengue: cinco regiões da cidade se encontram em estado de alerta

A Vigilância Epidemiológica (VE) divulgou, nesta quinta-feira, 14 de setembro, um novo boletim epidemiológico sobre os casos de dengue em Mogi Guaçu. O documento destaca que cinco áreas se encontram em estado de alerta e apresentam maior risco de transmissão da doença, sendo nas regiões das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Suécia (3,33%), Hermínio Bueno (1,25%), Rosa Cruz (2%), Centenário (2%) e Ypê Pinheiro (2,5%).  

De acordo com o Programa de Epidemiologia e Controle de Doença (PECD) de Mogi Guaçu, o estado de alerta é registrado quando o Índice de Infestação Predial (IPP) fica entre 1% e 3,9%. Em Mogi Guaçu, são 25 áreas de cobertura de combate à doença. Em agosto, o índice ficou em 0,5% no município, número considerado de baixo risco, sendo inferior ao limite de 1% recomendado pelo programa.  

A bióloga da VE, Cristiana Monteiro Ferraz, explicou que o objetivo do alerta é estimular a população para verificar os criadouros e, desta forma, evitar uma maior propagação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e também da zika vírus e chikungunya. “O resultado nos alertou porque coincidiu com o período mais seco do ano, quando a temperatura aumenta e a umidade do ar cai significativamente”, disse. 

Cristiana Ferraz lembrou que, para acabar com a proliferação do mosquito, é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. “Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d’água”, comentou ela ao ressaltar que “pedimos para todos que mantenham os cuidados em suas casas, quintais e comércios eliminando recipientes que possam acumular água e favorecer a reprodução do mosquito”. 

Casos
A Vigilância Epidemiológica divulgou também que, até o momento, são 795 casos confirmados de dengue em moradores de Mogi Guaçu. Segundo os dados, houve o registro de 4.028 casos negativos e 19 aguardam o resultado do exame, totalizando 4.842 casos notificados.  

O maior índice da doença se concentra nos bairros das Chácaras Alvorada, com 139 casos; Jardim Canaã, com 108 casos; e Jardim Ypê Pinheiro, com 67 casos.  

Postagens recentes

Mogi Guaçu é a primeira cidade a prestar contas da Lei Paulo Gustavo de forma 100% digital

Mogi Guaçu se tornou referência nacional ao ser a primeira cidade do Brasil a realizar a prestação de contas da…

% dias atrás

Secretaria de Assistência Social apresenta projetos para prefeito, vice e vereadores

Nesta quarta-feira, 16 de abril, o prefeito Rodrigo Falsetti, o vice-prefeito Major Marcos Tuckumantel, e outros nove vereadores participaram de…

% dias atrás

Saúde guaçuana recebe mais uma verba via Vereador Jéferson Luís

Nesta terça-feira (15), o gabinete do Prefeito Rodrigo Falsetti recebeu um ofício do gabinete do Deputado Federal Mauricio Neves informando…

% dias atrás

“Guaçu Extreme” traz quatro bandas de METAL para o Pub do Profeta nesta sexta “santa”

Acontece na próxima sexta-feira (18), feriado de Corpus Christi, mais uma edição do "Guaçu Extreme", evento "underground" que tem por…

% dias atrás

PAT divulga 176 vagas de EMPREGO nesta quarta-feira (16)

176 Vagas distribuídas em 57 ocupações AÇOUGUEIRO (8332329): Ter experiência na função. Vaga sexo indiferente. Escolaridade indiferente. Empresa oferece plano médico…

% dias atrás

Cerep será revitalizado por meio de Programa Bairro Paulista do Governo Estadual

O Centro Esportivo Vereador José Américo Caveanha, o Cerep, na Vila Paraíso, na Zona Sul, será revitalizado. Uma das mais…

% dias atrás