Categorias: Cidade

Abrigo Solidário acolhe seis pessoas em situação de rua na noite mais fria do ano em Mogi Guaçu

Devido à queda brusca de temperatura, a Prefeitura de Mogi Guaçu, por meio de um Grupo de Força Tarefa, promove nesta semana uma ação de acolhimento das pessoas em situação de rua. E para atender esse público foi montado temporariamente um Abrigo Solidário, que fica no antigo prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Maria Lucia Guilhaumon Fonseca, na Vila Paraíso.

A ação segue a Lei Federal 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e a Lei Complementar 1.547, de 16/05/2023, que institui na cidade o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Mogi Guaçu.

O trabalho começou nesta segunda-feira, 1º de julho, quando foram abordadas 17 pessoas. Deste total, apenas seis delas aceitaram o atendimento para o Abrigo Solidário. O local tem capacidade para acolher 60 pessoas por noite e oferece jantar e café da manhã, além de cobertores. O atendimento começa às 17h e termina às 7h do dia seguinte.

“O lugar serve para atender pessoas em situação de vulnerabilidade devido à previsão de temperaturas mínimas nos próximos dias. Segundo o relatório emitido pela Estação Meteorológica de Mogi Guaçu, a sensação de frio será intensa, o que motivou a montagem do abrigo”, explicou o secretário de Segurança, Elzio Romualdo.

De acordo com ele, o acolhimento será feito durante o período de baixas temperaturas no município previsto para permanecer até a próxima quinta-feira, 4 de julho. “Nossas equipes realizam o trabalho no horário das 17h às 23h. As pessoas têm a liberdade de aceitar ou não o acolhimento. No abrigo, as que aceitam o atendimento recebem colchões, cobertores e refeições gratuitas”, disse ele ao destacar que “se o frio persistir, o trabalho será prorrogado por quanto tempo ainda for necessário”.

Temperatura

A Defesa Civil de Mogi Guaçu orienta toda a população sobre as baixas temperaturas que atingirão a região. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as mínimas tendem a ficar na casa dos 9°C nas noites e madrugadas desta semana.

“A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, há um aumento das doenças respiratórias. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio, sendo essencial mantê-los agasalhados”, falou o secretário de Segurança.

A ação é um esforço conjunto das Secretarias Municipais de Segurança e de Assistência Social, Defesa Civil de Mogi Guaçu, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), e pela Equipe Segurança, Cidadania e Acolhimento (Esca).

Postagens recentes

Mogi Guaçu aplica mais de duas mil doses contra a gripe em três dias de campanha

Em Mogi Guaçu, a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) iniciou nesta semana com a aplicação de 2.769 doses…

% dias atrás

Dengue: Saúde finaliza nebulização veicular de bairros da Zona Norte e inicia visita de bloqueio na Zona Sul

A Prefeitura de Mogi Guaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai finalizar a nebulização veicular de oito bairros…

% dias atrás

148 anos: ato solene marca comemoração do aniversário da cidade; programação continua no sábado

Para celebrar os 148 anos de Mogi Guaçu, data comemorada nesta quarta-feira, 9 de abril, a Administração Municipal realizou uma…

% dias atrás

Cultura realiza inscrições para o 14º Festival de Teatro de Mogi Guaçu

A Secretaria Municipal de Cultura iniciou as inscrições para o 14º Festival de Teatro de Mogi Guaçu. Os grupos interessados…

% dias atrás

Caminhada promovida pelo Hospital São Francisco de Mogi Guaçu reúne médicos e colaboradores nesta sexta (11) para celebrar o Dia da Saúde

Para celebrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado no último dia 7 de abril, o Hospital São Francisco de Mogi…

% dias atrás

Mulher de 37 anos é detida furtando “picanha” em comercio na região central

Na tarde desta terça (08), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi Guaçu foi acionada pela segurança de um comércio…

% dias atrás

This website uses cookies.