.
Educação

Secretaria da Educação realizará mudanças na Matriz Curricular

A partir de 2020, o município receberá materiais didáticos e formações pertencentes ao Currículo Paulista

A Secretaria Municipal da Educação promoverá alterações no Sistema de Ensino, integrando-o às políticas e planos educacionais da União e do Estado, nos termos da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional.

Em 15 de dezembro de 2017, foi aprovada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com este documento, o país passou a ter normas que definem o conjunto de conhecimentos essenciais e as competências gerais que todos os alunos devem desenvolver, progressivamente, ao longo da Educação Básica. Estados e municípios precisaram rever seus currículos para que suas grades correspondessem às normas.

A Secretaria de Educação manifestou-se favorável à proposta de adesão ao Currículo Paulista nas etapas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, no âmbito do Sistema de Ensino do Estado de São Paulo.

A partir de 2020, o município receberá materiais didáticos e formações pertencentes ao Currículo Paulista. Portanto, a Matriz Curricular foi reorganizada de acordo com a do Estado, pois a carga horária dos componentes curriculares deve garantir as aprendizagens essenciais previstas nesse documento.

De acordo com a nova Matriz Curricular, haverá um equilíbrio de carga horária entre os componentes curriculares de Educação Física e Arte no Ensino Fundamental I do 1º ao 9º ano.

Haverá também ampliação da carga horária de História, Geografia e Ciências no Ensino Fundamental II, o que garantirá o desenvolvimento das habilidades previstas, tanto na BNCC quanto no Currículo Paulista.

É importante ressaltar que o Conselho Municipal de Ensino (CME), cujos membros são representantes da Secretaria de Educação, dos professores, diretores e coordenadores pedagógicos da Educação Básica e da comunidade de Mogi Guaçu de Educação, analisou e aprovou, pelo voto da maioria, a nova Matriz Curricular.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios