Política

Polícia Civil realiza operação contra receptação de cabos telefônicos furtados

Operação “ Limpa Trilhos “

Uma grande operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (2) pela Polícia Civil de Mogi Guaçu e região esteve em vários depósitos de sucata nas duas cidades. Esses estabelecimentos são suspeitos de comprar cobre e alumínio de cabos telefônicos furtados na cidade e, principalmente na zona rural dos dois municípios.

Ao todo, foram 35 ferros velhos vistoriados em Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Estiva Gerbi, Itapira, Jaguariúna e Pedreira. Aqui, na cidade, a operação também contou com o apoio de investigadores da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Mogi Guaçu, GOE (Grupo de Operações Especiais) de Campinas, Guarda Civil Municipal, fiscais da prefeitura e uma equipe de segurança da empresa Vivo.

Em um dos depósitos que foram vistoriados, foi localizada uma grande quantidade de fios de cobre e fios ainda encapados com plástico. Já em Mogi Mirim, os policiais apreenderam muitos quilos de alumínio, metal que é utilizado na cobertura dos cabos telefônicos. Assim como cobre, o alumínio também é vendido pelos receptadores. Um segundo depoósito foi fechado por falta de alvará.

Segundo o coordenador de Segurança da Vivo, Sérgio Alves, em Mogi Guaçu são furtados, em média, 15 quilômetros de cabo a cada mês. “Isso causa um prejuízo que varia entre R$ 500 mil e R$ 600 mil mensais à companhia”, revelou.

Ele disse que a empresa está investindo muito na colocação de sensores de alarme em toda a sua rede. Assim, toda vez que um cabo é cortado, a localização aparece em tempo real. “Isso vai dificultar a vida dos ladrões”, pondera.

Por outro lado, Alves acredita que os furtos de fios só irão acabar com a realização de mais operações como essa. “Estamos pensando em fazer, pelo menos, uma por semana na microrregião”, avisa. Na região, a operação foi comandada pelo delegado seccional José Antônio Carlos de Souza.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar