.
Geral

Papais de Mogi Guaçu devem prestar atenção nos brinquedos de seus filhos

Algo que todas as crianças têm em comum é o amor pelos brinquedos, e qualquer pai que já tenha entrado com seu filho em uma loja de brinquedos entende o fascínio infantil por eles. Mas o que alguns pais desconhecem é que os brinquedos podem ajudar diretamente no desenvolvimento dos pequenos. Mas o que os pais de Mogi Guaçu podem fazer para ajudar no desenvolvimento das crianças através do uso de brinquedos? Conversamos com alguns especialistas para descobrir.

Enquanto para os pequenos tudo é diversão e brincadeira, existe um importante processo de aprendizagem escondido: é mais fácil para as crianças aprenderem e reter informações quando estão fazendo algo divertido. Vamos entender como o uso de brinquedo pode ajudar o desenvolvimento em cada fase de crescimento.

Bebês

A maioria dos bebês nasce com o desejo de aprender. Assim que são capazes, os bebês tentam tocar e provar qualquer coisa a seu alcance. Tudo é novo e excitante para eles. Por isso, brinquedos como móbiles para berço e chocalhos, que estimulam os sentidos através de músicas, visuais e tato, ajudam no desenvolvimento dessas habilidades.

Brinquedos coloridos ajudam no desenvolvimento da visão e os blocos de construção são ótimos para desenvolver coordenação motora e habilidades manuais. Sensações de som ajudam o bebê a desenvolver suas habilidades de linguagem e processos de pensamento. Quando um bebê observa que o brinquedo faz um som quando pressionado ou sacudido de uma certa maneira, ele é capaz de deduzir padrões de causa e efeito.

Crianças

À medida que os bebês crescem, eles poderão brincar com uma variedade maior de brinquedos. Mas isso não significa que o aprendizado tenha que parar. Uma criança ainda pode brincar com alguns de seus brinquedos de bebê. Os blocos de construção, por exemplo, podem ajudar as crianças a aprenderem a contar.

O mesmo brinquedo, mas com um aprendizado diferente. Nesta idade, os brinquedos antigos podem ser usados, mas o ideal é conseguir novos brinquedos apropriados para crianças pequenas.

Nesta idade, as crianças aprendem a lidar com a frustração, a tentar melhorar, a compartilhar com os outros e a expressar com voz seus pensamentos e fantasias enquanto brincam. Pais e professores poderão identificar, nestes momentos, o comportamento ou o caráter individual de cada um.

Por exemplo: uma criança pode agir agressivamente para ficar com seu brinquedo, abrindo espaço para os pais lhe ensinem que ser egoísta não é correto.

Crianças em idade escolar

Quando iniciam a pré-escola, as crianças estão prontas para se concentrar em habilidades de linguagem, letras e números. Os brinquedos tradicionais, como jogo da memória e quebra-cabeças, são excelentes opções. Livros de colorir são um excelente passatempo e, jogos eletrônicos, também podem ajudar os pequenos a se familiarizar com a tecnologia.

Uma das vantagens do aprendizado eletrônico é que as crianças geralmente podem ter os mesmos aparelhos em casa e na escola. A maioria das casas tem pelo menos um tablet ou computador que a criança pode usar para fins educacionais.

Ainda assim, o tempo que as crianças passam em frente à tela deve ser contado, já que estudos apontam que aparelhos eletrônicos em excesso podem prejudicar o desenvolvimento dos menores.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios