.
Saúde

Exercícios corporais: uma forma de sermos agentes de nossa própria cura

No mês da luta de combate ao suicídio, terapeuta ensina exercícios simples para aliviar ansiedade e depressão

Durante todo o mês de setembro é realizada uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 deste mês, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, chamada “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil em 2015, pelo Centro de

Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Muitas vezes, achamos que essa é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas os dados sobre o assunto são alarmantes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do planeta. Isso significa que 800 mil pessoas perdem a vida dessa forma.

Nesse caso, a frase “mente sã, corpo são” nunca fez tanto sentido, uma vez que, as causas de suicídio estão, em sua maioria, ligadas a transtornos decorrentes de uma saúde mental debilitada. Nossa mente funciona através de impulsos elétricos e do fluxo dos hormônios e a prática de alguns exercícios corporais simples, podem ser a chave para o combate a esses transtornos. “Os exercícios corporais liberam o fluxo de sangue, trabalhando os hormônios e humores”, afirma o terapeuta Ricardo Amarante.

Ricardo, idealizador da empresa Ramarante, explica que alguns exercícios simples como yoga, meditação e o Lian Gong podem fazer a diferença nos cuidados com a saúde mental. A respiração, exercício corporal comum a essas três práticas, pode ser um mecanismo para lidar com a ansiedade, por exemplo, que se trata, segundo o terapeuta, de “um acelerado dos processos metabólicos do corpo, causando a sensação de desespero e a vontade de fugir”.

Já no caso da depressão, existe a necessidade de trabalhar movimentos que tragam prazer, para voltar a sentir prazer em viver, evitando entrar em um padrão de autoextermínio do corpo.

Assim, o movimento do fluxo de sangue ativa os hormônios, liberando o prazer em sentir a vida novamente. Amarante alerta para o fato de que, existem exercícios diferentes para cada tipo de pessoa. “É importante conhecer a pessoa e o seu corpo e como lida com as situações”, e afirma que para isso, o autoconhecimento é fundamental.

O Lian Gong, é uma prática corporal chinesa desenvolvida em grupo e caracterizada por um conjunto de 18 terapias que trabalham o corpo desde a coluna até os dedos dos pés. Foi institucionalizado no SUS por meio da Portaria Ministerial GM/MS nº 971, de 3 de maio de 2006 e visa trabalhar as dores no corpo. Entretanto, mesmo não atuando diretamente na mente, o ganho recebido com a prática é o domínio da respiração e do corpo como um todo, envolvendo o controle emocional. Tais práticas devem também estar alinhadas ao cuidado da alimentação e das relações sociais.

“Começar a praticar os exercícios é vencer barreiras. Vale ressaltar que adquirir o hábito de praticar os exercícios é muito importante para colher resultados e cuidar do corpo, deixando de sermos pacientes, isto é, aquele que espera a cura, para nos tornarmos agentes. Os exercícios nos transformam em agentes da nossa própria cura”, afirma Amarante.

Saiba mais sobre o Lian Gong e como praticar em casa

Para aqueles que se interessarem, a Ramarante também disponibiliza o curso online da prática em seu portal. “Aprenda Lian Gong” é uma série de aulas online que podem ser praticadas em qualquer lugar, individualmente ou em grupo, necessita apenas de 15 minutos. Para mais informações sobre o curso online “Aprenda Lian Gong” acesse Ramarante.com.br

Sobre a Ramarante

A Ramarante nasceu através da necessidade em integrar os conhecimentos de todas as áreas, com o intuito de ajudar as pessoas e as organizações a serem mais felizes tornando-as capazes de transformar o mundo a sua volta em um lugar mais agradável de viver, diminuindo os atritos e desgastes diários os que muitas vezes geram quebras desnecessárias.

Além disso, tem o propósito de ser uma Plataforma de Autoconhecimento. A empresa enxerga a oportunidade de auxiliar as pessoas em um processo de despertar da consciência, através de conteúdos gratuitos, reflexões sobre os sentidos da vida, das questões pessoais, profissionais e de saúde em geral.

Também oferece serviços como aulas de meditação e de práticas corporais, sessões de alinhamento energético, processo de mentoria integral, sessão de renascimento, sessão terapêutica, terapia para terapeutas, além de diversos outros atendimentos podendo ser individuais, em grupos ou em ambientes corporativos, palestras e workshops.

O idealizador Ricardo Amarante é pai e multipotencial. Terapeuta e Instrutor de QI Gong pela Associação Brasileira de Qi Gong para saúde. Instrutor de Lian Gong em 18 Terapias com especialização em Shangai na China. Especialista em Sustentabilidade, Engenheiro Civil,

Empreendedor, Consultor em Desenvolvimento de Novos Negócios e Startups. Formado em Engenharia Civil pela PUC-Campinas, atualmente dá aulas na ESAMC e atua como terapeuta.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios