Geral

Empresas têm a possibilidade de contratar curso sobre terapia para seus gestores

O curso Gestor Terapeuta pode ser adquirido por empresas que queiram gestores com olhares diferenciados sobre os colaboradores

Você já imaginou uma realidade em que o gestor de uma empresa também fosse um confidente que ajudasse nas questões pessoais que, eventualmente, podem prejudicar o desempenho do trabalho? Parece distante, mas nem tanto.

O terapeuta Ricardo Amarante desenvolveu um projeto chamado Gestor Terapeuta a fim de identificar a necessidade da abertura de canais de comunicação seguros e acolhedores. “Com isso, os colaboradores podem ser eles mesmos e têm a oportunidade de falar com seus superiores sobre as dores, sofrimentos e alegrias que estão passando” explica.

A ideia é que gestores e mentores tenham um olhar terapêutico e entendam além do conhecimento técnico do trabalho. Com o curso é possível ativar esse olhar que escuta, entende e ajuda o colaborador com questões pessoais. “Emoções, empatia, acolhimento, ato

de escutar ativamente e o manejo habilidoso das situações são pontos a serem conquistados com o curso” comenta o terapeuta.

Existe uma doença decorrente do esgotamento profissional, chamada Síndrome de Burnout, onde a principal causa é justamente o excesso de trabalho. Ela é caracterizada por ser um distúrbio emocional que apresenta sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações que demandam muita competitividade ou responsabilidade no ambiente profissional.

A International Stress Management Association (Isma-BR), realizou uma pesquisa em 2018 onde calculou que 32% dos trabalhadores do Brasil tem a síndrome – isso corresponde a mais de 33 milhões de cidadãos. Já a OMS incluiu o Burnout na nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11), que deve entrar em vigor no primeiro dia de 2022.

Ricardo Amarante diz que essa doença “é cruel com as pessoas e uma das habilidades que o curso Gestor Terapeuta proporciona – por meio das técnicas e práticas aprendidas – é a atenção individualizada aos mínimos sinais que cada colaborador da equipe apresenta.”

O curso pode ser adquirido por empresas, a partir da modalidade In Company Online, para que todos os seus gestores participem. São turmas de quatro a 10 participantes, ao vivo por aplicativo de video chamada. A empresa que se interessar, deve fazer o cadastro no site da Ramarante, no final da página, e escolher o melhor dia e horário para o seu time.

Ao todo serão três aulas, uma por semana, combinando teoria, prática e interação. O primeiro tema será sobre a Estrutura Humana, onde será discutido a expressão das emoções e análise do caráter X competências humanas. A segunda abordará a Bioenergética, para entender a estrutura humana que é razão + emoção + espiritualidade.

E no último dia, o professor Ricardo Amarante irá falar sobre a biossíntese. Nessa aula haverá a integração das inteligências racional, emocional, social e espiritual. Além disso, será discutido na prática como conduzir um atendimento terapêutico.

Mostrar mais

MGA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Nenhum número escolhido ainda
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.