.
Geral

ELEKTRO realiza “Dia D da Segurança com Eletricidade”

Veja como prevenir-se de acidentes com energia elétrica

Nesta quarta (27), Instituições públicas e concessionárias de energia elétrica que atendem o estado de São Paulo uniram forças para alertar a sociedade sobre a importância da prevenção para evitar a ocorrência de choques elétricos. No “Dia D da Segurança com Eletricidade”, foram realizadas uma série de atividades em várias partes do estado para chamar atenção sobre os riscos e dar orientações de como prevenir os acidentes.

Colabores, integrantes da CIPA e educadores de segurança da empresa Elektro estiveram em pontos estratégicos e de alto fluxo de pessoas nas cidades de Mogi Guaçu e Mogi Mirim. Foram conscientizadas centenas de pessoas através de faixas com alertas e panfletos.

Sobre a Elektro

Reconhecida por 10 vezes como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, a Elektro tem atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. Em uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados, a concessionária atende 2,6 milhões de clientes (6 milhões de habitantes).

Algumas dicas são:

Construção: Na hora de fazer uma obra, mantenha uma distância segura, que fique longe do fio do poste. A distância mínima de segurança é de dois metros e meio da rede elétrica.

“Gato” (ligação clandestina): “Gatos” são sempre feitos com improvisação e materiais não adequados, como fiações desencapadas, e, após colocados, deixam em risco de choque elétrico para as pessoas que passam ao redor. Fazer “gato” é crime, dá multa ecoloca em risco a segurança não só de quem faz, mas de todos os vizinhos.

Pipa: Sempre empine pipas longe da rede elétrica. Procure locais abertos, como parques ou praias, para empinar pipas. Não use cerol. Ele é feito com pó de metal ou vidro. Se o fio for cortado, além da interrupção do fornecimento de energia, o fio pode ocasionar um acidente.

Antena: Antes de instalar avalie a altura da haste de sua antena e certifique-se que em caso de queda, ela não irá se aproximar da rede elétrica. Relembre um choque fatal ocasionado por antena de TV no bairro Chácaras Alvorada: https://mogiguacuacontece.com.br/homem-morre-eletrocutado-na-chacaras-alvorada/?fbclid=IwAR3Kd3w9FO-N8PklxoxrQPbEsedj61fD5CE7houEyX8K6Rj8Xg4QedqIJz4

Fio caído:Não se aproxime de fios partidos no solo, jamais tente retirá-lo ou mudar de lugar utilizando canos, pedaços de madeiras ou outros materiais, pois a tensão pode ser muito alta e o choque, fatal.

Participaram da iniciativa o Ministério Público do Trabalho, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs), a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), as distribuidoras de energia do estado de São Paulo, sindicatos e outras entidades da sociedade civil.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios