.
Geral

Dr. Toninho Pompeu assume cadeira na Academia de Medicina de São Paulo

A academia de ciências médicas de São Paulo, em sessão solene, deu posse ao guaçuano professor Dr. Antônio Carlos de Lima Pompeo (o nosso Toninho Pompeo), que tem residência em Mogi Guaçu e devota de uma dedicação muito grande a todas coisas de nossa cidade

O associado Antônio Carlos Lima Pompeo foi eleito novo membro da Academia de Medicina de São Paulo, vindo a ocupar a cadeira do cientista Vital Brasil, o que é uma honra para ele e sua família, mas também a nossa cidade.

Médico urologista e professor universitário, passou a ocupar a cadeira de número 62. A cerimônia de posse aconteceu no dia 24 de setembro, no auditório nobre da Associação Paulista de Medicina em São Paulo. Contou com a presença de autoridades políticas, militares, professores, familiares e amigos.

Vários guaçuanos estiveram presentes, inclusive o Prefeito Municipal – Walter Caveanha e o Prof. Dr. Mario Vedovello – ex-Presidente da Câmara Municipal. Em sua mensagem, o Prof. Pompeo abordou o tema bastidores da carreira que justificaram a homenagem e o título recebido. “A Academia reúne expoentes da medicina, que simbolicamente os transformam em imortais”, definiu.

Seu nome teve a indicação da comunidade médica e, posteriormente, foi aprovado pela entidade. “Pretendo aproveitar minha experiência médica e como professor universitário para colaborar com o progresso da medicina e do ensino médico no país.”

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu, Toninho Pompeo cursou residência em Cirurgia Geral e em Urologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Foi aprovado em concurso para Professor Titular de graduação e pós-graduação da USP, atualmente é professor Titular da Faculdade de Medicina do ABC e possui teses de mestrado, doutorado e livre-docência pela FMUSP.

Tem o título de Fellow pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center, Nova York, EUA (1975), e em Urologia pelo Centre Médico-Chirurgical Porte de Choisy – Université de Paris, França (1977). Foi estagiário do Hospital Sick Children (Londres, 1982) e da Freie Universitat (Berlim, 1982) e da Cleveland Clinic (1982).

É sócio honorário por serviços prestados das sociedades latino-americanas de urologia da Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru e República Dominicana e cidadão honorário das cidades do Rio de Janeiro, Mogi Mirim e Mogi Guaçu.

Recebeu ainda diversas medalhas como Paul Harris (Rotary Club International), O Pacificador (Exército), Comendador e Santos Dumont (Aeronáutica), Amigo da Marinha e Cavaleiro da Ordem Militar (Forças Armadas do Brasil), além da Medalha Henrique Rupp – “Uma Vida Dedicada ao Ensino da Urologia” (Sociedade de Urologia do Rio de Janeiro).

É membro do corpo associativo de várias sociedades urológicas, como Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Confederación Americana de Urología (CAU), American Urological Association (AUA), Societé Internationale d’Urologie (SIU) e European Association of Urology (EAU).

Possui também 209 trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior, 17 livros editados e, até o fim de 2018, já havia proferido 396 conferências no Brasil e 366 no exterior. Atual vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, foi eleito presidente para o biênio 2020/2021.

Entre seus objetivos no novo posto, estão a educação continuada, estabelecimento das diretrizes de conduta das doenças do aparelho geniturinário e a organização do terceiro congresso mais importante do mundo no segmento da urologia, que será realizado em Brasília, em 2021.

“É o cargo de maior destaque associativo da especialidade”, explica ele, que é casado com Ana Maria Saad Feres Lima Pompeo, médica geriatra, e tem dois filhos, Alexandre Saad Feres Lima Pompeo, médico urologista, e Ana Luiza Saad Feres Lima Pompeo, advogada, especialista em Direito de Família.

Pompeo viveu toda sua juventude em nossa cidade filhos do saudosos Odete de Lima Pompeo e Lelis Rodrigues Pompeo, família benquista da nossa cidade que prestaram relevantes serviços à comunidade guaçuana, junto com os irmãos Rosely, Lelis e Paulo.

A cidade se engalana com o sucesso de seu filho Professor Dr. Antônio Carlos de Lima Pompeo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios