.
CidadeCotidianoGeralSaúde

Dos casos de Covid-19 em Mogi Guaçu, 90,6% estão curados ou em casa

Veja a maneira certa de dar a notícia sobre os boletins diários, na opinião do MGA

Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Mogi Guaçu nesta quinta-feira (19), das 342 pessoas que foram testada positivas pelo vírus chinês covid-19 na cidade, 310 ou 90,6 % já estão curadas e em casa, sendo que 46 destas estão em quarentenas, ou seja assintomática (sem sintomas) ou com sintomas bem leves.

Oito pessoas estão internadas em quartos comuns, mas isoladas. Oito pessoas em UTI, com complicações mais graves, geralmente pessoas com comorbidades, o que nunca é divulgado. 14 pessoas morreram desde o começo da pandemia, ninguém sabe ao certo também se o vírus causou a morte destas pessoas, ou se elas tinham graves comorbidades e iriam morrer de qualquer forma, estes dados não é possível saber, pois segundo protocolo não está sendo realizados exames de necropsias em mortos detectados com o covid-19. Ainda há duas mortes suspeitas.

O honesto seria divulgar o dia-a-dia do andamento do combate ao vírus chinês desta forma, na minha opinião. A imprensa tradicional, aqueles que são jornalistas diplomados e a própria Secretaria de Saúde divulga os dados assim:

“Nas últimas 24 horas mais 20 casos de corona vírus”, “Morre a décima vítima de covid-19”, “Mais um óbito é registrado pelo corona vírus”, “Morre mais um idoso”, e por ai vai.

Infelizmente esta é a mesma estratégia da mídia em todo o mundo, pois é lucrativo e da IBOPE. O objetivo é alastrar o medo, causar pânico para implantar uma narrativa de que a quarentena funciona, dando neutralidade a todo tipo de contraponto, ou seja, desonesto. Rodrigo Fernandes

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

2 Comentários

    1. Muito boa a maneira de dar a noticia… O errado é falar o número de mortos… correto é falar que morreram 10 e se curou 1.. Parabéns Rodrigo… Aproveita pra falar tb que o isolamento social na cidade esta um deplorável.. ( faça me o favor) A cidade continua levando uma vida normal.. não se vê fiscalização nenhuma… filas se formam e por ai vai… Agora a MÍDIA… o IBOPE é quem são os vilões…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios